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Home / Quem foi Mister Hull?

Mister Hull – Francis Reginald Hull



Francis Reginald Hull, nasceu em Wimblendon, subúrbio de Londres no dia 21 de novembro de 1872. Filho do Comandante da Marinha Real Britânica, Thomas Arthur Hull. Realizou seus primeiros estudos no Philological School, em Marylebone e concluiu brilhantemente seus estudos superiores na School of Practical Engineering, no Cristal Palace, uma das mais renomadas instituições educacionais da Grã-Bretanha.

Em 1892 chega ao Brasil pela primeira vez, sendo contratado como Engenheiro Assistente da São Paulo Railway (Santos/Jundiaí) onde foi encarregado dos levantamentos topográficos e da localização de dois terços do ramal ferroviário, no alto da Serra do Mar, onde após alguns meses foi promovido a Chefe da 3a Secção.
Retorna a Grã-Bretanha (Albion) em junho de 1893 para cursar Astronomia e Agrimensura na Royal Geografical Society. Viaja em 1894 para África do Sul onde trabalha no distrito aurífero de Selukwe.

Regressa ao Brasil em  dezembro de 1895, desembarcando pela segunda vez no porto de Santos. Foi novamente nomeado Engenheiro Assistente da São Paulo Railway e incumbido da construção de parte dos Novos Planos Inclinados da Serra do Mar. Entre as obras d’arte por ele executadas incluem-se: três túneis, três viadutos com  estrutura metálica, viadutos de pedra e cimento portland e trinta eclusas abobadadas.

Regressou a Grã-Bretanha no ano de 1900, onde passa a supervisionar trabalhos de construção de inúmeros reservatórios e serviços de distribuição de água. Em 1905 foi eleito Membro Assistente da Associação de Engenheiros Hidráulicos e no ano seguinte foi proclamado Membro da Associação de Engenheiros Civis da Grã-Bretanha.
Chega ao Ceará em 1913, nomeado para o cargo de Superintendente Geral da Brazil North Easterm Railway arrendatária da Rede Ferroviária Cearense  ( Estrada de Ferro Sobral e Baturité), da South American Railway Construction Company Limited e da Ceará Tramway Light & Power Co. Ltd.

Com a Primeira Guerra Mundial, incorpora-se ao Corpo de Engenheiros Reais de sua Majestade Britânica, comissionado como Tenente Engenheiro, foi deslocado para a Mesopotâmia onde combate contra turcos e alemães. Foi promovido a Major da Ativa em 1918 e nomeado Governador da Mesopotâmia (Iraque). Promovido ao posto de Tenente Coronel em fevereiro de 1919, foi nomeado Consultor Militar para Assuntos Ferroviários da Missão Militar Britânica no sul da Rússia. Recebe o grau de Coronel e entre outra condecorações recebe a da Legião Britânica.

Mr. Hull desembarca pela terceira vez no Brasil, desta vez em Ilheus-Bahia. No dia 5 de abril de 1921 é designado Vice-Cônsul de Ilhéus e logo após, Superintendente Geral da The State of Bahia South Western Railway Company , Limited. Desenvolveu um intenso trabalho no projeto e execução da construção da ferrovia unindo Ilhéus à Vitória da Conquista, que lhe valeu o reconhecimento público e participar em um romance de Jorge Amado no personagem do “coronel inglês”.

O grande prêmio, a consagração final, o reconhecimento do Império Britânico ao seu ilustre súdito, chega no dia 1o de janeiro de 1932. Sua Majestade Britânica, o Rei George V, através da Central Chancery of the Orders of Knigthood, St James’s Palace, S.W.I., conferia ao Coronel Hull o título honorífico no grau de ESQUIRE (Escudeiro) e as Divisas  Honoríficas de MEMBER OF MOST EXCELLENT ORDER OF THE BRITISH ENPIRE (M.B.E.).
Retorna ao Ceará a 6 de maio de 1933, desta vez definitivamente, como Superintendente da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltd., dividindo seu  tempo com atividades de Vice-Cônsul do Governo Britânico no Ceará.

Lançou-se também com extremo afinco na pesquisa do fenômeno secular das secas. Observando o ciclo das mesmas ocorridas no Nordeste brasileiro, descobriu que havia um estreita correlação entre a freqüência dessas anomalias meteorológicas e o ciclo undecimal das manchas solares. No dia 15 de março de 1939 apresenta pela primeira vez, durante uma conferencia, o “Diagrama das Secas”.
Francis Reginald Hull – Frank Hull, nutre um grande amor pelo Ceará e que pode ser resumido em uma de suas das disposições testamentárias: “Desejo que após a minha  morte, meu corpo seja envolvido na bandeira da minha pátria e que aos meus pés sejam amarradas barras de ferro da usina da Ceará Light; em seguida coloquem-me numa jangada e lancem meus despojos mortais a três milhas da costa cearense.
Morre com 79 anos, no dia 1o de março de 1951 e está enterrado na cidade de Fortaleza no cemitério de São João Batista.

     Fonte : Internet

 

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