" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - PCdoB faz 85 anos e o Ceará comemora - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

PCdoB faz 85 anos e o Ceará comemora - Noticias BAB - Notícias Novas imag1

#FiqueEmCasa

Centro Universitário
Noticias BAB : PCdoB faz 85 anos e o Ceará comemora
Enviado por BAB em 25/03/2007 16:30:00 () Notícias do mesmo autor

Open in new window

Clique na foto para ampliar



A trajetória de 85 anos do PCdoB se confunde com a história recente do Brasil. Os comunistas sempre estiveram presentes nas lutas do povo e na busca de um Brasil democrático, justo e socialista. No Ceará os 85 anos do PCdoB estão sendo comemorados com uma programação diversificada que inclue debates, panfletagens, uma carreata e uma grande feijoada.

Desde de que foi criado, em 1922, o Partido Comunista do Brasil nunca deixou de existir e completa neste Domingo, 25/03, 85 anos de lutas, desafios, conquistas e glórias.

Ano da revolução modernista, 1922, período em que se queria uma arte brasileira, inovadora e sem os controles nem amarras do tradicional e do estrangeiro. A ''Semana de Arte Moderna'' ocorreu em um ano onde se comemorava o primeiro centenário da independência e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil das artes e quebrar todas as amarras.

É neste contexto que nasce o Partido Comunista do Brasil, numa época de insatisfação em que se buscava uma identidade brasileira. Nessas mais de oito décadas de existência o PCdoB tem sido voz altiva e presente na luta dos oprimidos e explorados de nossa terra. Onde há povo em luta, há PCdoB. De lá para cá, quem se referir à história brasileira sem mencioná-lo, ou não conhece a história ou está ocultando parte importante dela.

Essa postura guerreira fez do Partido comunista alvo da ira das elites. Em julho de 22, quatro meses após sua fundação, é posto na ilegalidade. Sua sede foi invadida e seus dirigentes presos. Militantes padeceram longos anos nas prisões. Na carne e na alma foram vítimas de torturas atrozes. Só no último período de ditadura militar, mais de uma centena de comunistas foram assassinados. Porém, o Partido jamais se intimidou, nunca renunciou ao seu papel histórico.

O PCdoB resistiu - por ter raízes na luta do povo brasileiro e por sua capacidade de elaboração crítica. Fortaleceu-se, em meio à crise, porque reafirmou o socialismo sob um estudo crítico, essa foi a base para construção de um programa socialista para o Brasil elaborado segundo a cultura de nosso povo e a realidade nacional.

O PCdoB conclama o povo a comemorar os seus 85 anos de fundação incorporando-se à luta revolucionária pela paz e contra a agressão imperialista.

Fonte: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=15339

Open in new window

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Níver BAB

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Isolados e sem afetos

23 Mar 2020
"...Você está sentindo falta do amigo (a) que igualmente está impedido de lhe ver?..."
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Deus quer ouvir a voz da sua comunidade!!!

16 Mar 2020
“O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação”.