" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - (Padre Almir Magalhães mostra objetos de dom Aloísio que ficaram no Seminário Arquidiocesano São José, do Antônio Bezerra, onde o cardeal ficou hospedado, em 2006) - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

(Padre Almir Magalhães mostra objetos de dom Aloísio que ficaram no Seminário Arquidiocesano São José, do Antônio Bezerra, onde o cardeal ficou hospedado, em 2006) - Noticias BAB - Notícias Novas imag1
Noticias BAB : (Padre Almir Magalhães mostra objetos de dom Aloísio que ficaram no Seminário Arquidiocesano São José, do Antônio Bezerra, onde o cardeal ficou hospedado, em 2006)
Enviado por BAB em 01/03/2008 08:40:00 () Notícias do mesmo autor

Open in new window

(Foto: SEBASTIÃO BISNETO)


No quadro, Dom Aloísio Lorscheider sorri, caminhando sobre uma cruz. O sofrimento é o caminho para a libertação, como explica a inscrição que também está no quadro: "Na cruz, a salvação e a vida".

A mesma escolhida por ele, quando foi ordenado bispo. Além deste, outros objetos, como toalhas bordadas com seu nome, camisas pretas e até medicamentos estão até hoje na casa onde ficou hospedado da última vez que esteve em Fortaleza, de agosto a outubro de 2006, no Seminário Arquidiocesano São José, do Antônio Bezerra. "Ele queria fugir do frio", lembra o Reitor do Seminário, padre Almir Magalhães.

De acordo com ele, também estão lá a geladeira, o birô, a cama e o guarda-roupa. "Ele já veio debilitado. Apesar de ser uma pessoa simples, a gente procurou dar mais dignidade", recorda o padre. Ele conta que, logo após a chegada, dom Aloísio foi internado, por causa de uma pneumonia. Quando retornou à casa, permaneceu por apenas cerca de 15 dias. Hoje, o mesmo quarto é usado pelo reitor. Como ele mesmo cita, o Seminário Arquidiocesano São José é uma das constribuições deixadas por dom Aloísio.

Incluem-se no legado, o Instituto Teológico Pastoral (Itep) - que funciona no Seminário da Prainha -, Seminário de Teologia do Castelão e o Seminário Propedêutico, que leva seu nome. A construção dos seminários representa a dedicação de dom Aloísio à Igreja. "Uma das grandes obras de dom Aloísio foi dar impulso à formação de sacerdotes. (...) Ele tinha uma visão extraordinária de Igreja e a amou profundamente. Como sacerdote, ele se preocupou muito com a formação dos presbíteros", afirma padre Amado Vanegaf Gomez, reitor do Seminário de Teologia do Castelão.

Mas, conforme destaca padre Almir Magalhães, Dom Aloísio deixou como herança, aos irmãos de sacerdócio, a dedicação aos estudos, a defesa dos direitos humanos e a atenção dedicada a qualquer um. "As pessoas se sentiam valorizadas. Isso é um legado para o clero", opina.

Fonte: O POVO



 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Níver BAB

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Isolados e sem afetos

23 Mar 2020
"...Você está sentindo falta do amigo (a) que igualmente está impedido de lhe ver?..."
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Deus quer ouvir a voz da sua comunidade!!!

16 Mar 2020
“O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação”.