" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Boas” lança um novo olhar sobre a vida e obra do indigenista - Notícias Diversas - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Boas” lança um novo olhar sobre a vida e obra do indigenista - Notícias Diversas - Notícias Novas imag1
Notícias Diversas :  Exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Boas” lança um novo olhar sobre a vida e obra do indigenista
Enviado por BAB em 01/03/2013 16:36:20 () Notícias do mesmo autor

A CAIXA Cultural Fortaleza apresentou, na Terça-feira (26), a Exposição “Kuarup A Última Viagem de Orlando Villas Bôas”.

Open in new window


A mostra leva a cultura indígena do Alto Xingú até os visitantes, provando ser uma cultura com valores éticos e morais, que a tornam bastante harmoniosa e organizada. A abertura da mostra será acompanhada de uma palestra de Ulisses Capozzoli, editor da revista Scientific American.



A mostra, que tem curadoria de Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e[b] Noel Villas Bôas [/b](filho de Orlando), busca trazer a imersão de Orlando e de seus irmãos, Claudio e Leonardo na cultura e sociedade indígenas até o público da exposição, convidando a desbravar seus costumes de vida, até a forma como encaram a morte. Isto se dá pela série de fotos de Renato Soares, que capturou com suas lentes o ritual de homenagem aos mortos indígenas ilustres, o Kuarup, feito em 2003 pelos índios, especialmente em homenagem a Orlando Villas Bôas.

O Kuarup para Orlando foi a maior honraria que um caraíba (homem branco) poderia receber. Mais de dois mil índios, vindos de diversas regiões, se concentraram na aldeia Yawalapiti para celebrar o que eles mesmos consideraram o maior Kuarup já realizado na região.

A mostra ainda reúne mapas, textos, retratos antigos e utensílios pessoais do sertanista, e está dividida em quatro partes: a primeira, com a biografia de Orlando, é representada por fotos pessoais, além de mapas e textos. A segunda parte reúne objetos pessoais. Na terceira, o visitante encontra um ambiente multimídia no qual poderá assistir a um documentário, realizado por Maureen Bisilliat, durante o Kuarup, em 2003, no Xingu, que traz depoimentos dos familiares. Na quarta e última parte são exibidas as 34 fotografias de Renato Soares.

A importância de Orlando e seus irmãos na interação do homem branco com os povos indígenas é inquestionável, assim como sua relevante atuação na implantação de políticas de proteção à saúde e à cultura desses povos. Essa luta pelos direitos indígenas e sua cultura representou uma verdadeira ruptura intelectual e política, com o reconhecimento dos indígenas como comunidades com cultura e valores próprios.

Informações e entrevistas:
Márcia Seixas – (85) 9444-0964 / 8901-1909 – mciseixas@gmail.com

Serviço:
Exposição: Kuarup – A Última Viagem de Orlando Villas Bôas
Exposição: de 26 de fevereiro a 7 de abril de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...