" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - 25 famílias são retiradas de viaduto no Antônio Bezerra - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

25 famílias são retiradas de viaduto no Antônio Bezerra - Noticias BAB - Notícias Novas imag1
Noticias BAB : 25 famílias são retiradas de viaduto no Antônio Bezerra
Enviado por BAB em 22/03/2013 15:41:28 () Notícias do mesmo autor

A cada novo movimento do trator, baratas saíam por cada fresta das tábuas de madeira que antes eram morada para famílias. No asfalto, colchões, roupas e brinquedos descartados pelos donos formavam montes de passado e presente impregnados das diversas faces que a vulnerabilidade social pode ter.

Open in new window


Na manhã de ontem, 25 famílias que moravam debaixo do viaduto do Antônio Bezerra e nas calçadas ao lado foram retiradas do local. Vinte e três foram levadas para um abrigo e as outras duas famílias optaram pela ida para casa de parentes. Os barracos foram derrubados com auxílio de um trator e com trabalho manual de funcionários da Prefeitura.


Durante a ação, pessoas passaram mal e um barraco foi incendiado, mas logo o fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Férrer, as famílias haviam sido notificadas e informadas sobre o processo de desocupação, encaminhamento para abrigo e inclusão no benefício do aluguel social.


As famílias foram levadas para o Mercado das Marias, no bairro Jacarecanga. Segundo a Defesa Civil, o local ainda não foi concluído e está sendo usado de forma temporária como abrigo pelo órgão. Cada família ocupará um box do mercado até que a inclusão no aluguel social seja finalizada.


Segundo Cristiano Férrer, uma ação de retirada como a de ontem envolve quase 200 pessoas de diversos órgãos e exige grande planejamento. Representantes da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), Conselho Titular, Defesa Civil, Guarda Municipal, Regionais I, II, III e IV, Emlurb, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, AMC atuaram na retirada das famílias.


Izaira Cabral, conselheira tutelar de Fortaleza, informou que foram encontradas crianças e adolescentes de todas as idades no local, vivendo uma infância difícil e de alta vulnerabilidade. Segundo ela, todas as famílias serão acompanhadas por meio de visitas e encaminhamentos para serviços essenciais, como saúde e educação.


O servente desempregado Adriano Vieira da Silva, 29, morador de um dos barracos há cinco anos, observava o caminhão com um colchão e poucos objetos que resumiam as posses de uma vida. Tudo seria levado para o abrigo, onde ele vai aguardar o aluguel social e uma nova possibilidade de morada.


A Prefeitura possui um projeto para ocupar o espaço do viaduto, mas ele ainda está em estudo e não pode ser divulgado, indicou a assessoria da Secretaria Executiva Regional III. Durante o período de espera de conclusão do projeto, Polícia Militar e Guarda Municipal farão rondas para evitar outras ocupações irregulares na área.



ENTENDA A NOTÍCIA


As áreas do viaduto do Antônio Bezerra, na avenida Mister Hull, têm histórico de ocupação irregular. Até 2011, um dos lados era usado como comércio e estacionamento. Até ontem, o outro lado servia de morada para famílias.



Saiba mais



Aluguel social

A Lei da Locação Social foi aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza em 2010. A autora é Eliana Gomes.

A Lei objetiva assegurar o direito digno de moradia para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O prazo inicial é de seis meses com possibilidade de renovação para mais seis meses.


O benefício é no valor de R$ 350.


As famílias vão aguardar o cadastro do aluguel social no Mercado das Marias, no bairro Jacarecanga.


O mercado ainda não foi concluído e está sendo usado temporariamente como abrigo.


Cada família ocupará um box do mercado até que o processo de inclusão do aluguel social seja finalizado.

Fonte: O Povo

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...