" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Na escola de seu filhos, na educação infantil, tem aula de psicomotricidade? - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Na escola de seu filhos, na educação infantil, tem aula de psicomotricidade? - Noticias BAB - Notícias Novas imag1

BAB TV

Noticias BAB : Na escola de seu filhos, na educação infantil, tem aula de psicomotricidade?
Enviado por Inacio Rocha em 23/06/2016 12:00:00 () Notícias do mesmo autor

A educação infantil é uma etapa de suma importância no processo de desenvolvimento global da criança, por se tratar do momento onde se desenvolverá o seu repertório autônomo corporal e por fim galgar a maturação social e emocional de uma forma geral.

_MSC_RESIZED_IMAGE


A psicomotricidade é a ciência que estuda o movimento humano em sua totalidade, o corpo e mente usufrui de uma intrínseca relação com o ambiente o qual estão inseridos.

A partir deste pressuposto a educação psicomotora alerta para importância do diálogo-tônico, do conforto pré-existente da maternagem produzindo marcas e efeitos maturacionais do sistema nervoso e por sua vez estruturando a evolução motriz cognitiva e emocional.

A criança tem a necessidade latente de terem momentos que propiciem seu desenvolver através da emissão de seus movimentos corporais e o seu estabelecer de relações. O aprender está vinculado as suas trocas corporais com outrem e com os objetos.

A psicomotricidade age como mediadora entre criança e o meio ampliando suas experiências ampliando o alcance de seu aprendizado.

Segundo D’Abronzo (2008), apud Winnicott salienta que o brincar não pode ser banalizado, além disso, é a primeira forma de simbolizar e descobrir o seu eu (self) e neste simbolismo poderá se desenvolver e construir seus conhecimentos. A criança explora o mundo através de seu corpo.

A psicomotricidade na educação infantil lança mão desse brincar para apresentar as regras sociais, desenvolver a imaginação, a inteligência, explorar sentimentos, desenvolver conceitos, construir relações sociais e reforçar as competências física, mobilidade e autonomia.

A psicomotricidade é auxiliar então do movimento consciente, pois ela desenvolve as funções motoras e sua relação com as funções mentais. É um instrumento privilegiado através do qual a consciência se forma e se materializa.

A escola deve sim abrir espaços para a brincadeiras, e mais que isso deve propor, orientar essas atividades de forma a atender as necessidades de todo as crianças que ela acolhe.

Quando se coloca no currículo escolar a psicomotricidade tem um compromisso efetivo com o desenvolvimento integral do aluno, considerando seus elementos psíquicos, emocionais, cognitivos, corporais e sociais.
Então, convidamos você a pensar sobre educação no sentido mais amplo e agir, garantindo que nossas crianças possam, de fato, ter uma educação de qualidade e com todos os recursos da pedagogia atual.

Conheça o site da Associação Brasileira de Psicomotricidade e tenha mais detalhes e informações (http://www.psicomotricidade.com.br/)







Psicomotricidade  

 


Veruza Viana Souza, professora de educação física e especializada em psicomotricidade do colégio Afonso Andrade lecionando nas turmas da educação infantil e fundamental





Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Comentar
Regra dos comentários*
Todos os comentários necessitam de aprovação
Título*
_CM_USER*
_CM_EMAIL*
_CM_URL*
Mensagem*
Código de confirmação*
8 - 6 = ?  
Insira o resultado impresso
Maximmo de tentativas: 10

Publicidade

Colunas BAB

Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Cada comunidade é uma obra de Deus

20 Sep 2021
Como é o amor quem fortalece nossos vínculos espirituais, podemos faze-los crescer através da oração.
Por Emanuel_Santos

Faltou onda para Medina e sobrou para Ferreira

09 Aug 2021
Viva o nordeste e viva o esporte brasileiro.
Por Rossana_Brasil

Promessas!!!!!!!!!

18 Nov 2021
"... Portanto, as promessas de amor devem ser evitadas? São comparáveis ​​a mentiras, uma vez que não há 100% de garantia de que serão respeitadas? Vamos ver quais são os prós e os contras de fazer promessas no mundo do amor...."
Por VALENTIM

As memórias do circo que conheci na infância

20 Sep 2021
Circo montado. Era hora de sair em carreata pelas ruas do bairro.
Por leonardofsampaio

Dom, está vivo na terra e na eternidade

20 Sep 2021
...Eram pessoas que naquela época não conseguiam falar nem com o Vigário e ali conversavam com o Cardeal quase Papa...