" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - O CEJA (O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras) realizou o Projeto Em Canto Literário promovendo a história de nosso bairro - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

O CEJA (O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras) realizou o Projeto Em Canto Literário promovendo a história de nosso bairro - Noticias BAB - Notícias Novas imag1
Noticias BAB : O CEJA (O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras) realizou o Projeto Em Canto Literário promovendo a história de nosso bairro
Enviado por Inacio Rocha em 05/12/2019 12:40:00 () Notícias do mesmo autor

O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras, localizado na Av. Demétrio Menezes, nº130, Bairro Antonio Bezerra, é um dos 33 CEJA existentes no Estado do Ceará que atende a Jovens e Adultos excluídos do processo educacional em algum momento de suas vidas.



Open in new window


A escola oferece as séries finais do Ensino Fundamental (6º a 9º Ano) e o Ensino Médio (1ª à 3ª Série), tendo como diferencial e atrativo: o formato semipresencial de ensino, o atendimento individualizado, a realização de matrícula durante todo o ano e o funcionamento de 7h às 22h, sem intervalo, de janeiro a janeiro.

É uma oportunidade para aqueles que querem retomar os estudos, mas não dispõem de tempo para freqüentar uma escola regular.

O trabalho com projetos durante o ano é um forte aliado do CEJA Eudes Veras no enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, dando um novo significado ao espaço escolar, despertando o sentimento de pertencimento e conseqüentemente melhorando a taxa de permanência do aluno na escola. Ao todo, já compõem o calendário escolar 8 projetos, que são desenvolvidos em uma ou mais edições durante o ano.

Esse ano, a escola foi contemplada com mais um projeto “A Minha Escola é da Comunidade”, e uma das ações do novo projeto foi pensada e desenvolvida dentro de outro projeto de grande sucesso o “Em Canto Literário” durante o mês de outubro.
A ação levou os alunos a uma viagem no tempo para reviver e conhecer um pouco da História do Bairro Antônio Bezerra. Os alunos organizados em equipes, e coordenados pelos Professores Ivan Melo e Professora Edilene Almeida, e pelo Historiador convidado Valentim Santos, participaram de uma oficina de Memórias Literárias, e de uma gincana, onde visitaram locais históricos do bairro, como a Igreja Jesus, Maria, José, a chácara salubre, entre outros, entrevistaram nomes populares e realizaram pesquisas diversas.

Open in new window


O resultado do trabalho, textos (memórias literárias), documentário, peça teatral, cordéis e fotos, foram apresentados/expostos no último dia 11/11 em evento que marcou a culminância do Projeto e contou com a presença de convidados ilustres do Bairro.

O momento foi de bastante aprendizado, uma verdadeira festa literária, onde nossos alunos brilharam com suas produções e talentos, e foram premiados de acordo com os resultados alcançados.

O projeto também foi tema do Programa Lamparina da História, comandado pelo Historiador Valentim Santos, exibido ao vivo do CEJA Professora Eudes Veras, através da Rádio Classista, no dia 22/11.

A escola, dirigida pela Professora Samara Mapurunga, está mais viva do que nunca, sua fachada está sendo repaginada com a arte em grafite, trazendo figuras importantes relacionadas à Educação e à Cultura em nosso Estado/País, pelas mãos do grafiteiro Marcio Pontes.

Uma escola agradável e atrativa em termos de espaço e de práticas pedagógicas, com foco na aprendizagem e na permanência do aluno é nossa busca constante.

Open in new window

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade