" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - O CEJA (O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras) realizou o Projeto Em Canto Literário promovendo a história de nosso bairro - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

O CEJA (O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras) realizou o Projeto Em Canto Literário promovendo a história de nosso bairro - Noticias BAB - Notícias Novas imag1

#FiqueEmCasa

Centro Universitário
Noticias BAB : O CEJA (O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras) realizou o Projeto Em Canto Literário promovendo a história de nosso bairro
Enviado por Inacio Rocha em 05/12/2019 12:40:00 () Notícias do mesmo autor

O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras, localizado na Av. Demétrio Menezes, nº130, Bairro Antonio Bezerra, é um dos 33 CEJA existentes no Estado do Ceará que atende a Jovens e Adultos excluídos do processo educacional em algum momento de suas vidas.



Open in new window


A escola oferece as séries finais do Ensino Fundamental (6º a 9º Ano) e o Ensino Médio (1ª à 3ª Série), tendo como diferencial e atrativo: o formato semipresencial de ensino, o atendimento individualizado, a realização de matrícula durante todo o ano e o funcionamento de 7h às 22h, sem intervalo, de janeiro a janeiro.

É uma oportunidade para aqueles que querem retomar os estudos, mas não dispõem de tempo para freqüentar uma escola regular.

O trabalho com projetos durante o ano é um forte aliado do CEJA Eudes Veras no enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, dando um novo significado ao espaço escolar, despertando o sentimento de pertencimento e conseqüentemente melhorando a taxa de permanência do aluno na escola. Ao todo, já compõem o calendário escolar 8 projetos, que são desenvolvidos em uma ou mais edições durante o ano.

Esse ano, a escola foi contemplada com mais um projeto “A Minha Escola é da Comunidade”, e uma das ações do novo projeto foi pensada e desenvolvida dentro de outro projeto de grande sucesso o “Em Canto Literário” durante o mês de outubro.
A ação levou os alunos a uma viagem no tempo para reviver e conhecer um pouco da História do Bairro Antônio Bezerra. Os alunos organizados em equipes, e coordenados pelos Professores Ivan Melo e Professora Edilene Almeida, e pelo Historiador convidado Valentim Santos, participaram de uma oficina de Memórias Literárias, e de uma gincana, onde visitaram locais históricos do bairro, como a Igreja Jesus, Maria, José, a chácara salubre, entre outros, entrevistaram nomes populares e realizaram pesquisas diversas.

Open in new window


O resultado do trabalho, textos (memórias literárias), documentário, peça teatral, cordéis e fotos, foram apresentados/expostos no último dia 11/11 em evento que marcou a culminância do Projeto e contou com a presença de convidados ilustres do Bairro.

O momento foi de bastante aprendizado, uma verdadeira festa literária, onde nossos alunos brilharam com suas produções e talentos, e foram premiados de acordo com os resultados alcançados.

O projeto também foi tema do Programa Lamparina da História, comandado pelo Historiador Valentim Santos, exibido ao vivo do CEJA Professora Eudes Veras, através da Rádio Classista, no dia 22/11.

A escola, dirigida pela Professora Samara Mapurunga, está mais viva do que nunca, sua fachada está sendo repaginada com a arte em grafite, trazendo figuras importantes relacionadas à Educação e à Cultura em nosso Estado/País, pelas mãos do grafiteiro Marcio Pontes.

Uma escola agradável e atrativa em termos de espaço e de práticas pedagógicas, com foco na aprendizagem e na permanência do aluno é nossa busca constante.

Open in new window

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Níver BAB

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Só sei que nada sei...

15 May 2020
É a vida que de fato está em jogo. Aguardamos ansiosos a manchete, talvez de toda nossa história pós advento do Cristo: cientistas descobrem a cura para o novo coronavírus!
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

O Bom Pastor!!!!!!

15 May 2020
O conceito da palavra “salvação” vem do grego sötëria de onde a tradução nos remete a cura, remédio. No latim, salus tinha um significado muito particular na época.