" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - IX Bienal do Livro no Centro de Convenções - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

IX Bienal do Livro no Centro de Convenções - Noticias BAB - Notícias Novas imag1
Noticias BAB : IX Bienal do Livro no Centro de Convenções
Enviado por BAB em 07/04/2010 09:10:00 () Notícias do mesmo autor

A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará será realizada de 9 a 18 de abril, das 9h às 22h (exceto dia 09 que irá abrir as 12h) no Centro de Convenções de Fortaleza.

Open in new window


O evento traz como tema principal “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura.

A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento.

A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura mundial e nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite.

Durante dez dias, Fortaleza será a capital nacional da literatura. Será aberta nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções do Ceará, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, com uma ampla programação de atividades que segue até o dia 18 de abril.

Este ano, a Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura.

A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento.

A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura.

A programação da Bienal do Livro do Ceará 2010 contará com lançamentos de livros, palestras e encontros entre escritores e o público. Nomes consagrados como Carlos Heitor Cony, Emir Sader, Thiago de Mello, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant´Anna e Lira Neto dividirão espaço com novos talentos da literatura nacional e cearense.

As crianças e seus pais serão brindados com uma série de atividades dentro da Arena Infantil “O Menino Mágico” e em outros momentos ao longo da Bienal, trazendo a Fortaleza ícones da literatura infantil, como o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, o cartunista e criador do Menino Maluquinho, Ziraldo; e escritores de gerações distintas, como Pedro Bandeira, Marina Colasanti e Thalita Rebouças.

Outra atração para as crianças é a apresentação dos espetáculos Palavra Cantada e Pequeno Cidadão, com a participação de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra.

As obras musicais também terão destaque com as presenças do produtor e escritor Nelson Motta, que lançará o livro “Força Estranha”, e do cantor e compositor Erasmo Carlos, que faz o show de abertura em evento para convidados e, no dia seguinte, lança seu livro de memórias “Minha Fama de Mau”, em um encontro com o público.

Outro lançamento biográfico da Bienal será o livro "Boa Noite: Cid Moreira, a grande voz da comunicação do Brasil", que contará com a presença do ícone do telejornalismo brasileiro. Os espetáculos musicais serão outro ponto alto da programação, com apresentações ainda da Orquestra Filarmônica do Ceará com o Maestro Gladson Carvalho e da Batucada Elétrica, com Hoto Junior e Banda.

A programação completa está disponível no site oficial da Bienal Internacional do Livro, pelo endereço www.bienaldolivro.ce.gov.br

Homenagem a Rachel de Queiroz

No ano em que completaria 100 anos, a escritora Rachel de Queiroz será a grande homenageada da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Além de dar nomes a diversos espaços dentro do Centro de Convenções, a escritora será lembrada no espaço “Não Me Deixes”, elaborado para homenagear a ilustre cearense e que traz o nome da fazenda de Rachel, localizada em Quixadá, sertão cearense.

O “Não Me Deixes” irá trazer diariamente uma mostra voluntária de autores cearenses em homenagem a Rachel de Queiroz, abrindo uma oportunidade e ao mesmo tempo reconhecendo o trabalho de diversos grupos e projetos literários do Ceará, dentre os quais: Literatura de Lua (Livraria Lua Nova); Poesia Remix/Quintais Poéticos; Bazar das Letras do Sesc; Sociedade Amigas do Livro; Academias de Letras do Ceará; Abraço Literário; Associação Cearense de Escritores; Concerto nº UMnico de Poetas Independentes; Zona Poética Liberada; Eu Sou Cidadão, da Associação das Primeiras Damas do Ceará (APDM-CE); Academia Maria Ester de Literatura; Papo Literário (TVC) e muitos outros.

Aniversário de Fortaleza

No dia 13 de abril, data de comemoração do aniversário da cidade de Fortaleza, a Bienal terá uma programação especial. Está agendada a execução do Hino de Fortaleza e um cortejo do Maracatu Nação Fortaleza, além do lançamento da quarta edição do livro Fortaleza Belle Èpoque, do historiador Sebastião Ponte, e da realização de uma mesa especial de debates, reunindo alguns dos mais conceituados memorialistas do Ceará, como Airton Monte, Narcélio Limaverde e Zenilo Almada.

Ação Social e Visitação Escolar

O projeto Visitação Escolar à IX Bienal Internacional do Livro, do Programa Por Um Pacto Social pelo Livro, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), irá levar mais de 46 mil alunos da rede pública e privada de ensino para o mundo do livro, percorrendo os corredores do Centro de Convenções durante o evento.

Muitos desses alunos visitantes são participantes inscritos no concurso de redação “A Bienal nas Escolas”, cujo tema este ano foi “Ser culto é a única forma de ser livre”, verso do poeta libertário cubano José Martí.

A ação premiará oito alunos e suas escolas e o resultado será divulgado durante a abertura da Bienal.

Seminário

A Bienal Internacional do Livro terá também a realização do seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe, que reunirá destacados intelectuais para discutir integração cultural, comunicação e o futuro do Socialismo na América Latina e Caribe. Entre os nomes consagrados da literatura que participarão estão o cientista político Giuseppe Cocco (Brasil-RJ), o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, o sociólogo e cientista político Emir Sader (Brasil-SP) e a pesquisadora Aimeé Vega Montiel (México), além da presença da Ministra do Poder Popular para a Comunicação e a Informação da Venezuela, Blanca Eekhout.


IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará

Local: Centro de Convenções de Fortaleza
Data: 9 a 18 de abril de 2010
Site: www.bienaldolivro.ce.gov.br
Twitter: @bienaldolivroce

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...