" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - 284 Anos de Fortaleza - Notícias Diversas - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

284 Anos de Fortaleza - Notícias Diversas - Notícias Novas imag1
Notícias Diversas : 284 Anos de Fortaleza
Enviado por BAB em 14/04/2010 11:10:00 () Notícias do mesmo autor

No dia do aniversário de 284 anos de Fortaleza quem ganhou muitos presentes foram os fortalezenses.

Open in new window
Foto: Estácio Jr.



A data foi comemorada com uma festa que começou no alvorecer do dia, quando grupos de afoxé, maracatu, bumba-meu-boi, quadrilha, fanfarra e reisado saudaram os usuários dos terminais de ônibus da Cidade - lugar onde a vida ativa da cidade começa e por onde passam mais de um milhão de fortalezenses por dia.


À noite, a comemoração ficou por conta da bela combinação entre mar, areia e música de qualidade.

O abraço melodioso que a Prefeitura de Fortaleza deu na cidade contou com a presença de vários artistas locais e nacionais, como Aparecida Silvino, Edmar Gonçalves, Pingo de Fortaleza, David Duarte, Fhátima Santos e Marcus Caffé, que abriram os shows de Moraes Moreira e Seu Jorge.



Um presente que, segundo a Prefeita Luizianne Lins,”legitima o sentimento de participação da construção de uma cidade mais justa e solidária -  Fortaleza tem a cara de seu povo, que se expressa aqui no aterro”.

O artista Moraes Moreira também aproveitou a oportunidade dada a ele e presenteou a cidade com a sua música e com um olhar poético durante a comemoração: “Eis minha Fortaleza, forte e bela combina verdes mares correnteza da paisagem nordestina”.



O aterrinho da Praia de Iracema estava repleto. Mais de 20 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, compareceram ao local. Rita Bezerra, 38 anos, moradora da cidade, adorou a festa, comentando que “é uma boa iniciativa da Prefeitura oferecer atrações de muito bom gosto num lugar que está acessível a todos”. Marlene Pereira dos Santos, maranhense que vive na cidade há 12 anos, faz coro: “este é um momento oportuno para prestigiar bons shows de artistas renomados. Não é todo dia que se tem esta oportunidade”.

Para Fátima Mesquita, secretária de Cultura de Fortaleza, comemorar o aniversário da Cidade é muito mais do que realizar festas e grandes eventos em espaços públicos: “é celebrar a existência e a evolução do lugar onde nascemos e nos tornamos cidadãs e cidadãos; é ratificar o sentimento de pertencimento que nos une; fortalecer a cultura que nos identifica e pluraliza; e reconhecer as conquistas e realizações que o esforço coletivo alcança para a Cidade, nos impulsionando a amá-la e fruí-la cada vez mais”.



Rapper carioca MV Bill no CUCA

Seu Jorge compartilha deste sentimento de construção coletiva de uma cidade que a cada ano se projeta para o País com mais intensidade. “Estou muito feliz em poder participar desta festa, porque o Ceará é um estado forte para o Brasil e que a cada dia vem crescendo mais”.



Luizianne Lins, prefeita de Fortaleza, acredita que um dos principais motivos a comemorar é o crescimento da autoestima do fortalezense. "Nos últimos anos muita coisa mudou. Principalmente a auto-estima do povo. Hoje nós vivemos em uma cidade que começa a querer acontecer. Uma cidade onde as pessoas sentem que são parte dela.

Ainda não está do jeito que queremos, mas muita coisa melhorou", afirmou em entrevista coletiva. A prefeita destacou, na entrevista, os principais avanços que a cidade conquistou nos últimos anos, entre eles, a melhoria dos serviços públicos nas áreas da educação, saúde, habitação e transporte."Fortaleza é uma jovem cidade e inaugura agora um momento de grandes projetos, como o Hospital da Mulher, os Cucas, a Beira-Mar e a Praia de Iracema, para citar alguns", disse.

"O povo vai ajudar e contribuir para que cheguemos à cidade que queremos, mais justa e bela", concluiu.



Comemoração segue ao longo do mês



As comemorações do Aniversário da Cidade seguem ao longo do mês de abril, com uma intensa programação cultural. Amanhã (16), o 61º Salão de Abril será lançado na Galeria Antônio Bandeira - Centro de Referência do Professor, às 19 horas.

Em paralelo, outra mostra de artes visuais vai instigar os cidadãos e cidadãs a refletirem sobre a proposta do Salão de Abril. É a intervenção “Varal ao Vento”, do artista plástico Bosco Lisboa. A mostra ficará exposta em praças públicas e feiras livres de grande movimentação.


O Aniversário da Cidade também abraça uma política recém-acordada entre poderes para dar incentivo à prática da leitura. Através da Secultfor, a Prefeitura comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.

As atividades serão realizadas no Passeio Público, a partir das 8h30 e seguem até o final da tarde, incluindo contação de histórias, oficinas, espetáculo teatral, sarau poético e show musical. Nesse mesmo dia, também será anunciada a Feira do Livro Infantil de Fortaleza, prevista para setembro.




Para além das atrações musicais, Fortaleza ganha com o lançamento do vídeo coletivo “Se Essa Rua Fosse Minha”, realizado através de Edital lançado pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. O lançamento será no dia 30, na própria Vila das Artes, às 19 horas. Nesse mesmo dia, será realizado o seminário “Fortaleza: cultura em debate”, que coloca em discussão importantes questões sobre a cidade.

O seminário acontece no auditório Castelo Branco (Reitoria da UFC), de 9 às 12 horas e das 14h30 às 17h30.


O mês também fecha em alta com o lançamento dos Editais das Artes 2010. Em sua terceira edição, os Editais contemplam projetos artísticos e culturais em dez diferentes linguagens: Música, Teatro, Dança, Fotografia, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Mídias Digitais e Expressões da Cultura Tradicional Popular. O lançamento está previsto para o dia 29, no Mercado dos Pinhões.



Fonte: www.fortaleza.ce.gov.br

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...