" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Dia Mundial sem Tabaco alerta mulheres fumantes - Notícias Diversas - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Dia Mundial sem Tabaco alerta mulheres fumantes - Notícias Diversas - Notícias Novas imag1
Notícias Diversas : Dia Mundial sem Tabaco alerta mulheres fumantes
Enviado por BAB em 28/05/2010 05:30:00 () Notícias do mesmo autor

A mulher fumante é o foco principal das ações do Dia Mundial sem Tabaco. Com o tema "Mulher, você merece algo melhor que o cigarro", a programação começa nesta sexta-feira, 28 de maio, com palestra sobre o contexto histórico e tratamento, proferida pelo médico Tales Sampaio, conselheiro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), às 10 horas, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

À tarde, Tales Sampaio profere outra palestra sobre o panorama global do tabagismo, a partir das 14h30min, no Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, segunda-feira, a programação começa às 10 horas, no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), com a troca de um cigarro por uma muda de planta.

À tarde, o psicólogo Gabriel Seffair, vice-presidente do Comitê Coordenador do Controle do Tabagismo no Brasil no Ceará, traça o panorama global do tabagismo, em palestra no Shopping Benfica, a partir das 14h30min.

Para o Dia Mundial sem Tabaco deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema "Gênero e Tabaco", com enfoque no tabagismo feminino.

As ações têm como finalidade alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para alcançar o público feminino e sobre os males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio ambiente. O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Até algumas décadas atrás, acreditava-se que os efeitos da dependência do tabaco era mais forte nos homens, mas à medida que novas gerações de fumantes foram chegando, verificou-se que, as mulheres são igualmente ou mais suscetíveis aos malefícios do fumo, devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional.

A mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce (em média 2 anos antes) e dismenorréia (sangramento irregular).

É preocupante o aumento da prevalência do uso do tabaco entre meninas. O novo relatório da OMS, "Mulheres e saúde: evidência de hoje, a agenda de amanhã", aponta para indícios de que o foco da publicidade do tabaco é cada vez mais as meninas.


Os dados de 151 países mostram que cerca de 7% das adolescentes e de 12% dos adolescentes meninos fumam cigarros. Em alguns países, há a mesma proporção de fumantes entre os adolescentes meninos e meninas.

As mulheres representam, de acordo com dados da OMS, 20% do total 1 bilhão de consumidores do mundo. O tabaco é a causa de morte de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os prejuízos estimados pela OMS devido a problemas provocados pelo produto são de US$ 200 bilhões ao ano.

Segundo a OMS, o tabagismo vem crescendo entre o sexo feminino e as pesquisas recentes indicam que as fumantes têm risco elevado de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo da cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e útero, além de elevar o risco de infertilidade.

As mulheres que fumam ainda duplicam o risco de desenvolver doenças cardíacas e aumentam em 10 vezes a probabilidade de morrer de bronquite crônica ou enfisema pulmonar.

O risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite em mulheres jovens que usam anticoncepcionais e fumam chega a ser dez vezes maior que o das que não fumam e usam a pílula. A combinação também eleva em oito vezes o risco de acidentes vasculares cerebrais.

No último balanço do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgado este ano, o câncer de pulmão está em terceiro lugar no ranking de incidência, só vem atrás do câncer de mama e do colo de útero. Estudos já constataram que 95% dos cânceres de pulmão são desenvolvidos em pacientes com histórico de fumo.

O Inca prevê que, neste ano, 9.830 mulheres terão câncer de pulmão no país.



Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira – 85 3101.5220

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...