" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - COMUNIDADE PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO PROJETO MEU POSTO, MEU BAIRRO - Notícias Diversas - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

COMUNIDADE PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO PROJETO MEU POSTO, MEU BAIRRO - Notícias Diversas - Notícias Novas imag1
Notícias Diversas : COMUNIDADE PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO PROJETO MEU POSTO, MEU BAIRRO
Enviado por BAB em 07/09/2009 09:10:00 () Notícias do mesmo autor

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza lançou nessa sexta-feira (4/9), às 9 horas, o projeto Meu posto, meu bairro, que pretende reformar e recuperar em seis meses todos os Centros de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da rede pública municipal.

O lançamento aconteceu no novo Centro de Saúde da Família Médicos do Mundo (Rua Santa Elisa, 396, bairro Pirambu)

Cada obra deve ser concluída em 45 dias. O investimento médio por unidade é de R$ 30mil, totalizando R$ 2 milhões e 700 mil até o final do projeto. A comunidade recebeu muito bem o projeto, principalmente devido a proximidade com as necessidades locais. O funcionário que está reformando sabe que aquela unidade estará prestando atendimento para a sua família. Membros da comunidade que fazem parte do orçamento participativo comemoraram, enfatizando que a fiscalização será feita pelos próprios moradores do Pirambu. Durante a solenidade, um grupo musical do bairro fez uma apresentação.

A Prefeitura está adquirindo dois novos Centros de Saúde da Família, elevando o número para 93 unidades básicas. A primeira fica no bairro Pirambu, cujo prédio está sendo cedido à administração municipal pela própria comunidade, que mantinha desde 1999 o equipamento doado aos moradores pela organização não governamental francesa Médecins du Monde (Médicos do Mundo). A segunda unidade está localizada no bairro Farias Brito e também é uma cessão à gestão municipal, feita pela ordem religiosa dos franciscanos do bairro Otávio Bonfim em regime de comodato, por dez anos renováveis.

Os dois novos Centros de Saúde da Família, que incorporarão os nomes de origem “Médicos do Mundo” e “Medianeira”, estão entre os cinco primeiros beneficiados pelo projeto “Meu posto, meu bairro”. Os outros três onde os trabalhos estão acontecendo são os centros de saúde Paulo de Melo Machado (Monte Castelo) e Chico da Silva (Barra do Ceará) e o Caps-Álcool e Drogas (também na Barra do Ceará). A reforma começou em meados de agosto, pela Regional I, mas a previsão é chegar a todas as regionais até o fim deste ano.

A iniciativa agrega bem estar, acomodação e conforto em saúde, com a melhoria das condições físicas das unidades, e geração de emprego e renda, ao contratar mão de obra local e comprar os materiais para a reforma nos depósitos de construção dos próprios bairros ou áreas adjacentes. É uma forma de valorizar talentos locais dos trabalhadores da comunidade e investir em pequenos negócios, dinamizando a economia das diferentes regiões da cidade.

O projeto envolve uma parceria entre secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, conselhos de saúde das unidades e Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Apoio à Gestão em Saúde (IDGS), A expectativa é gerar 1.650 empregos diretos e 1.760 indiretos na reforma das mais de 100 unidades de saúde da Prefeitura.

Por enquanto, já estão em atividade 18 serventes, nove pedreiros, seis pintores, cinco mestres de obra, três carpinteiros, três eletricistas, três auxiliares de eletricistas, três bombeiros hidráulicos e um auxiliar de bombeiro.

A mão de obra é selecionada junto aos cadastros de profissões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sistema Nacional de Emprego-Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT). “Além da divulgação no entorno das unidades de saúde por meio dos conselheiros, estabelecendo uma proximidade maior com a população”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Mont’Alverne.

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...