" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Henrique Jorge Bairro Com Mais de Méio Século de História - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Henrique Jorge Bairro Com Mais de Méio Século de História - Noticias BAB - Notícias Novas imag1
Noticias BAB : Henrique Jorge Bairro Com Mais de Méio Século de História
Enviado por BAB em 01/11/2009 07:00:00 () Notícias do mesmo autor

Na década de 60 o bairro mudou de nome: antes era Casas Populares e agora seria Henrique Jorge, em homenagem ao maestro nascido em 1872 em Fortaleza, pai do governador Paulo Sarasate que era casado com Albanisa Sarasate e esta filha de Demócrito Rocha.


Henrique Jorge era um maestro conceituado e admirado em Fortaleza, sendo posteriormente fundador da Escola de Música Alberto Nepomuceno da capital cearense.


O HENRIQUE JORGE HOJE

Com área de 1.344m2, está situado na região administrativa nº 08, como está dividida a cidade de Fortaleza. De acordo com a divisão municipal localiza-se na Regional 03.

O bairro é composto por ruas que têm na sua maioria nome de capitais, apenas algumas têm o nome de pessoas ilustres como a antiga Brasília, que é a principal do bairro e atualmente chama-se Av. Senador Fernandes Távora, a antiga Salvador passou para Eurico Medina, que foi um líder comunitário do bairro. A rua Recife passou a ser Av. Audizio Pinheiro em homenagem so proprietário da fábrica Unitextil localizada na referida rua.

O bairro Henrique Jorge é hoje uma “fábrica” de craques de futebol, de cantores, de artistas plásticos e muito mais. A simplicidade da vida do nosso bairro, misturada com a responsabilidade de que é peculiar a cada um dos seus moradores, ajuda para essa complexidade ligada às artes.
Costumam dizer algumas pessoas que no Henrique Jorge tem de tudo. Por exemplo, se você quiser um caldo, tem o Caldo de Bila e a Liduina; se quiser um bom salgado, é só ir ao Jerônimo e à Pastelaria HJ; se desejar um bom espetinho, é só procurar o Cai-Cai e também o Espetinho do Dedé; se deseja bater fotos para qualquer tipo de evento, é só falar com o Agapito e a Celma (ah! nessa época de chuva quando vem o relâmpago todo mundo fala: o Agapito já está batendo foto); se desejar um bom churrasco, vá ao Expresso Grill; se quiser saborear uma pizza é só ir ao Banana Mania. Você quer cerveja gelada? Chegue no Acaplan. Se tiver vontade de comer um feijão verde vá ao Bené. Seu carro teve problemas é só falar com o Genato (Lourinho) e se precisa de peças, vá a Padre Cícero; Mercantil?! Tem Super do Povo, Cometa e o Alcântara. Quer jogar sinuca, é só chegar até o Jurandir ou Maurão. Precisa cortar o cabelo é só procurar o Robério ou a Sheila. Seu filho precisa de transporte escolar, fale com o Tio Washington ou precisa de um colégio é só procurar o Felipe dos Santos ou Fernão Dias . É claro que temos muito mais a oferecer e em cada item citado temos vários outros fornecedores com qualidade.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO QUERIDO HENRIQUE JORGE


Inaugurado no dia 3 de maio de 1950, com o nome de núcleo de Presidente Vargas. Algum tempo depois passou a chamar-se de Casa Popular, devido ao grande número de construção de casas de um mesmo estilo.Na década de 50, o bairro tinha poucas casas, tendo como proprietário de grande parte de suas terras o pai da grande escritora cearense Rachel de Queiroz, que também foi moradora do bairro, onde escreveu parte de seu livro "O Quinze", em seu quarto iluminado por uma lamparina. Ainda hoje a casa continua sendo propriedade da família.
Na década de 60, o bairro mudou de nome: antes era Casas Populares e agora seria Henrique Jorge, em homenagem ao maestro nascido em 1872 em Fortaleza, pai do governador Paulo Sarasate, amigo de Rachel de Queiroz e que era casado com Albanisa Sarasate e esta filha de Demócrito Rocha.
Henrique Jorge era um maestro conceituado e admirado em Fortaleza, sendo posteriormente fundador da Escola de Música Alberto Nepomuceno na capital cearense.

HJ GEOGRAFICAMENTE

Com área de 1.344m2, Henrique Jorge é um bairro da Zona Oeste de Fortaleza, capital do Ceará, que faz parte da Secretaria Executiva Regional - SER III. O bairro é composto por ruas que têm na sua maioria nome de capitais; apenas algumas têm o nome de pessoas ilustres como a antiga Brasília, que é a principal do bairro e atualmente chama-se Av. Senador Fernandes Távora; a antiga Salvador passou para Eurico Medina, que foi um líder comunitário do bairro. A rua Recife passou a ser Av. Audizio Pinheiro em homenagem ao proprietário da fábrica Unitêxtil localizada na referida rua.
Evidentemente que temos vários problemas com qualquer outro bairro, não temos um representante na Câmara dos Vereadores, o que precisamos fazer acontecer, mas temos muita coisa boa, como citado acima e muitas outras coisas ótimas que não teriam espaço para citá-las.
Se você ainda não conhece o bairro Henrique Jorge, venha conhecê-lo e se encante com sua complexidade.

Fonte: HJ Notícias

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...