" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Hoje!! Lançamento de Livro que Discute Dependência Química - Notícias Diversas - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Hoje!! Lançamento de Livro que Discute Dependência Química - Notícias Diversas - Notícias Novas imag1
Notícias Diversas : Hoje!! Lançamento de Livro que Discute Dependência Química
Enviado por BAB em 02/04/2012 08:40:00 () Notícias do mesmo autor

Livro discute dependência química. A publicação 'Droga! Internar não é prender', escrita por Odailson da Silva, será lançada hoje, às 19h30, na Academia Cearense de Letras Mostrar a importância da internação compulsória para dependentes químicos e analisar o envolvimento dos jovens com as drogas, principalmente com o crack.

Open in new window
Foto: Kid Jr.


É o que promete a leitura de "Droga! Internar não é prender", de Odailson da Silva. O livro será lançado hoje, a partir das 19h30, na Academia Cearense de Letras (ACL). Com apresentação do jornalista Nonato Albuquerque, prefácio do juiz Manoel Clístenes e orelha da psicanalista Rossana Brasil Kopf, a obra reflete sobre a visão de setores dos direitos humanos que entendem o internamento como uma iniciativa que fere o princípio da liberdade de ir e vir de todo cidadão.

Na opinião do autor, o Estado tem o dever de internar, sobretudo menores de 18 anos, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece a dependência química como uma doença mental. "Esse menor usuário abusivo de drogas está, temporariamente, desprovido da sua capacidade de discernimento. O Estado tem sim que internar, porque se não fizer isso, depois ele irá prendê-lo".

Fruto de uma pesquisa de mais de cinco anos e da experiência adquirida pelo autor, após trabalhar durante seis anos em clínica de recuperação para dependentes químicos, o livro convida o leitor para um olhar diferenciado sobre o que, atualmente, a sociedade entende como internação compulsória.

Conforme Odailson, as pesquisas demonstram que os usuário de crack são responsáveis pelos crimes contra o patrimônio, roubo e furto.

Um dos principais pontos tratados, está no capítulo que questiona "Onde internar o dependente químico?".

"Hoje, 80% dos internos do Brasil estão nas comunidades terapêuticas e quase toda a sua totalidade tem um viés religioso que não é a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas como o Governo do Estado não faz o seu papel, os que existem são de iniciativas privadas", defende.

População carente

Entendendo que a internação compulsória já existe para as classes A e B, o livro foca a internação para os mais carentes. Também é levada em consideração a chegada de grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. "Alguns setores consideram essa internação compulsória como uma assepsia social.

Querem tirar a sujeira da cidade para os turistas não verem e colocar em outro canto. Faço, no livro, uma comparação entre o recolhimento compulsório e a internação compulsória" diz.

No ano passado, o escritor publicou a obra "Paradigmas da Loucura" na qual desmistifica tabus e resgata a dignidade e o respeito do paciente psiquiátrico. Em 2006, numa parceria com Cleto Brasileiro, Odailson lançou o livro "Hospital Psiquiátrico Seis Séculos de História".

Colaboração: Dra. Rossana Brasil Psiquiátra e Colunista de nosso site

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Contagem regressiva ...

29 Dec 2020
...No ano que vem, eu irei emagrecer, parar de fumar, arrumar um amor, praticar exercícios, ganhar dinheiro, mudar de emprego e por aí vai...
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...