Luta contra a AIDS

Data 25/11/2007 10:20:00 | Tóopico: Noticias BAB



Em decorrência do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Antônio Bezerra, realizam no dia 1º de dezembro atividades que reforçam o combate à transmissão do vírus que pode levar a pessoa contaminada à morte.
Apesar de o Brasil ter sido pioneiro na preparação e entrega em larga escala do coquetel para os soropositivos, ainda há um grande número de pessoas que precisa receber informações para evitar o contágio.

Só para se ter uma noção da atual situação, de acordo com o Boletim Epidemiológico 2006, divulgado no último dia 21 pelo Ministério da Saúde, houve uma redução do número de casos de 51,5%, entre 1996 e 2005, no entanto o número total de casos da doença acumulados entre 1980 e junho de 2006 é de 433.067. Hoje, estima-se que aproximadamente 600 mil pessoas contaminadas pela doença, no Brasil.

Na SER-III (Grande Antônio Bezerra) de ontem, segunda-feira (26), a sexta-feira (30), as atividades envolvem palestras e exibição de vídeos sobre a prevenção às DSTs/Aids voltadas aos estudantes da Escola Municipal Professor José Sobreira de Amorim. As palestras também ocorrerão nos centros de Saúde da Família e em centros de Cidadania. Haverá distribuição de material educativo, teatro de fantoches, oficinas, apresentação de repentistas, peça teatral, distribuição de preservativos e testagem do HIV.

A Igreja e a AIDS

"Serviço de prevenção ao HIV e assistência aos soropositivos: a igreja assume este serviço e, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende os direitos daqueles e daquelas que foram infectados pela Aids.
Faz também o trabalho de prevenção, pela conscientização dos valores evangélicos, sendo presença misericordiosa e promovendo a vida como bem maior.” (Diretrizes Gerais da CNBB 2003-2006, n. 123)

Você Sabia?
que o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi determinado na Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil a data passou a ser adotada a partir de 1988 e tem como objetivo promover a reflexão sobre solidariedade, tolerância e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS e a conscientização da necessidade da prevenção.
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é provocada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) que ataca o sistema Imunológico — a defesa do organismo humano —, desse modo o organismo fica vulnerável à doenças e infecções. Essas infecções são chamadas de oportunistas; por exemplo: tuberculose, pneumonia e candidíase (sapinho).










Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=1033