PCdoB faz 85 anos e o Ceará comemora

Data 25/03/2007 16:30:00 | Tóopico: Noticias BAB


Clique na foto para ampliar



A trajetória de 85 anos do PCdoB se confunde com a história recente do Brasil. Os comunistas sempre estiveram presentes nas lutas do povo e na busca de um Brasil democrático, justo e socialista. No Ceará os 85 anos do PCdoB estão sendo comemorados com uma programação diversificada que inclue debates, panfletagens, uma carreata e uma grande feijoada.
Desde de que foi criado, em 1922, o Partido Comunista do Brasil nunca deixou de existir e completa neste Domingo, 25/03, 85 anos de lutas, desafios, conquistas e glórias.

Ano da revolução modernista, 1922, período em que se queria uma arte brasileira, inovadora e sem os controles nem amarras do tradicional e do estrangeiro. A ''Semana de Arte Moderna'' ocorreu em um ano onde se comemorava o primeiro centenário da independência e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil das artes e quebrar todas as amarras.

É neste contexto que nasce o Partido Comunista do Brasil, numa época de insatisfação em que se buscava uma identidade brasileira. Nessas mais de oito décadas de existência o PCdoB tem sido voz altiva e presente na luta dos oprimidos e explorados de nossa terra. Onde há povo em luta, há PCdoB. De lá para cá, quem se referir à história brasileira sem mencioná-lo, ou não conhece a história ou está ocultando parte importante dela.

Essa postura guerreira fez do Partido comunista alvo da ira das elites. Em julho de 22, quatro meses após sua fundação, é posto na ilegalidade. Sua sede foi invadida e seus dirigentes presos. Militantes padeceram longos anos nas prisões. Na carne e na alma foram vítimas de torturas atrozes. Só no último período de ditadura militar, mais de uma centena de comunistas foram assassinados. Porém, o Partido jamais se intimidou, nunca renunciou ao seu papel histórico.

O PCdoB resistiu - por ter raízes na luta do povo brasileiro e por sua capacidade de elaboração crítica. Fortaleceu-se, em meio à crise, porque reafirmou o socialismo sob um estudo crítico, essa foi a base para construção de um programa socialista para o Brasil elaborado segundo a cultura de nosso povo e a realidade nacional.

O PCdoB conclama o povo a comemorar os seus 85 anos de fundação incorporando-se à luta revolucionária pela paz e contra a agressão imperialista.

Fonte: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=15339






Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=105