Lula faz comício em Fortaleza e rebate críticas ao PT

Data 24/10/2012 13:52:06 | Tóopico: Noticias BAB

A cinco dias do segundo turno das eleições 2012, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva visitou Fortaleza, na tarde desta terça-feira, para reafirmar o seu apoio ao candidato Elmano de Freitas (PT).


Diante de um público de mais de 50 mil pessoas - de acordo com a Guarda Municipal -, que ocupou a Praça do Ferreira e ruas adjacentes, no Centro da capital cearense, Lula disse não entender o fato de ter uma grande parte da elite da cidade que critica o governo petista.


Discurso na íntegra


"Em se tratando de ganhar dinheiro, os empresários desse País, todo dia, tinham que acender uma vela para Deus, pois nunca ganharam tanto dinheiro como ganharam no meu governo", afirmou o ex-presidente. "Cheguei à conclusão de que eles não gostam de nós, não pelo que temos de ruim, mas pelo que fizemos de bom", acrescentou.
Durante seu discurso, Lula foi interrompido pelo passeio de centenas de pombos que sobrevoaram a Praça do Ferreira. "Esses pombos estão dizendo ao nosso adversário: 'não adianta ficar nervoso, não adianta xingar porque nós somos de paz'. É esse sinal que esses pombos estão querendo dar. Pombo fêmea e macho, pois se não fossem um casal eles não estariam tão felizes", alfinetou Lula, fazendo referência às provocações feitas pelo governador do Ceará, Cid Gomes, que comparou a Democracia Socialista (DS), corrente interna do PT a que pertence a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, à sigla de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Quanto às críticas sofridas pela atual chefe do Executivo da capital cearense, que no ano passado afirmou que elegeria até um "poste sem luz", Lula fez um comparativo com a candidatura do petista Fernando Haddad, em São Paulo. "Quando lancei o Haddad, disseram que eu estava elegendo um poste.
Quando lancei a Dilma, era um poste. Aqui, o Elmano é um poste. Então, de poste em poste, nós vamos iluminar o Brasil inteiro. Enquanto nós somos um poste, eles são um candeeiro sem querosene, apagado", acrescentou.

Diante da euforia do povo, Lula pediu que ninguém comemorasse a vitória com antecedência. "Temos que trabalhar e vigiar, pois quando encontrarmos um adversário não é para ficar nervoso, nem xingar, é sim para falar: 'companheiro, qual é que é a sua? Você vai deixar de votar no cara, para votar em uma pessoa que não tem cara?!'", finalizou.

Luizianne, madrinha política do candidato petista, também esteve presente no comício, e não perdeu a chance, durante seu discurso, de alfinetar os adversários políticos - o candidato Roberto Cláudio (PSB) e seu padrinho o governador Cid Gomes (PSB). "As mulheres estão sendo ofendidas através das ofensas feitas para mim, por conta do machismo daqueles que querem tomar conta do Ceará. Por um machismo vindo daqueles que acham que Fortaleza suporta uma oligarquia familiar arrogante e prepotente. A gente precisa dizer para eles que Fortaleza é uma cidade livre e que não vai aturar coronel, nem filhote de coronel", falou a prefeita.

Elmano comemorou a vinda de Lula para o Ceará e pediu aos eleitores que, como presente de aniversário para o ex-presidente (que comemora a data no próximo sábado), eles dessem a vitória para "o time do PT". Indagado, após o comício, se a vinda de Lula seria um divisor de águas para esse segundo turno, Elmano preferiu conter a euforia. "Estamos muito felizes, mas sabemos que o trabalho continua e que eleição só se ganha com voto na urna", finalizou.

Fonte Texto: Terra




Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=1120