As diferenças entre Arte e Artesanato.

Data 22/02/2017 08:30:47 | Tóopico: Noticias BAB


Barro vermelho, assim foi o primeiro nome dedicado ao nosso bairro, traduzindo já a essência dos grandes artesões que tem como matéria prima, o barro, desenvolvendo peças com variadas formas e tamanhos.


Ana Lúcia Gomes de Freitas, é uma das artesãs mais conhecidas em nossa comunidade. Seu contato com o artesanato começou há 02 anos tendo um incentivo de sua irmã, Margarida. Produzindo peças que se distinguem pela originalidade nas formas das artes que ela produz, com tamanhos e olhares distintos, mesmo com todas as dificuldades, a artesã se sente feliz pelo reconhecimento da sua arte e comemora o aumento nas vendas nesse semestre. “Depois que eu descobri essa arte, graças a Deus, melhorou consideravelmente a minha vida, pois o que eu ganho com as vendas ajuda a família”, conclui.



“Arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro, o cinema e o artesanato que é parte da Arte.
O artesanato está contido dentro do universo da Arte, consiste numa das formas de expressão artística. Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado. Ele pode ser expresso de diversas maneiras. Para se confeccionar produtos artesanais basta ter uma habilidade nata. As técnicas podem ser aprendidas e normalmente são passadas por gerações, o artesanato assim como a arte influencia-se pela cultura de onde vivem, e pelos meios e seus bens naturais em abundancia, apesar de com a atualidade tudo estar mais próximo, as características do ambiente ainda são influencias marcantes.
A diferença entre Arte e artesanato é simples.
O Artesanato é ainda mais antigo que a Arte, mas a Arte sempre existiu, pois o homem precisa se expressar. O artesanato dá utilidade para aquilo que o meio oferece, a arte conceitua, critica, busca verdades, pede um olhar mais crítico das pessoas sobre fatos que ocorrem no seu meio, te faz pensar. Uma precisa da outra, e são de grande importância para sobrevivência e história de um povo.”

Fonte: Web




Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=1547