Hemoce abre posto de coleta no RioMar

Data 05/03/2020 10:00:00 | Tóopico: Notícias Diversas

Uma nova unidade para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, foi inaugurada na segunda-feira, 3 de fevereiro, no Shopping RioMar Fortaleza.






A loja adaptada para receber os voluntários funcionará no shopping até o dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 10 às 20 horas, e aos sábados das 10 às 16h no piso E2, próximo ao Detran.

A unidade adaptada para coleta de sangue, conta com uma equipe de médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social para receber os voluntários. O espaço tem condições de receber até 40 doações de sangue por dia. Para a diretora geral do Hemoce a parceria facilita o acesso da população para exercer a solidariedade. "Trazer o Hemoce para um ambiente que faz parte da rotina de muitas pessoas, como é o shopping, facilita o acesso de muitos voluntários e esse é nosso objetivo, aproximar, ampliar os locais de coleta para o Hemoce ficar ainda mais perto da população. A gente só tem a agradecer ao RioMar por essa parceria que salva vidas", destaca Luciana Carlos.

A parceria do Hemoce com o RioMar acontece desde 2015. A expectativa é coletar 900 bolsas de sangue no período de funcionamento do posto. "Para o RioMar Fortaleza é sempre muito importante receber o Hemoce, instituição que promove o estímulo à doação de sangue e contribui para salvar vidas. No cotidiano do shopping, a unidade temporária incentiva e facilita o voluntariado das pessoas no ato da doação. Esperamos que o público se sensibilize e contribua com a ação", disse Gian Franco, superintendente do RioMar Fortaleza.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.





Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=1705