Dia de São Pedro: Prefeita participa de homenagem ao santo padroeiro dos pescadores

Data 29/06/2011 07:01:51 | Tóopico: Notícias Diversas

Hoje, quarta-feira (29), os pescadores da Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu vão festejar os dias de São Pedro e do Pescador Artesanal com procissão marítima e missa campal.
A prefeita Luizianne Lins participará das comemorações em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. As homenagens prosseguem no domingo (3), com a segunda edição da Regata Vila do Mar.

A festa começa às 9h, quando os devotos de São Pedro farão uma caminhada da Capela de São Cura D’Ars (Rua Santa Elisa, s/n) até o Porto Fazenda, na Praia do Arpoador, no bairro Cristo Redentor.

Já na praia, às 10 horas, os fiéis realizarão uma procissão marítima com 40 jangadas. A imagem do santo padroeiro embarcará junto com os cerca de 120 pescadores participantes.

Com o retorno das jangadas à praia, por volta das 11h, será realizada a missa campal, no Porto Fazenda, ao lado do novo espigão construído pela Prefeitura.

Já no domingo (3), os festejos prosseguem com a realização da II Regata Vila do Mar. A partir das 9h30, 80 embarcações, com 250 pescadores, entrarão no mar para a competição na Praia do Arpoador (Próximo à Av. Dr. Theberge, Cristo Redentor).

A primeira bateria será das jangadas. Já às 11h será a vez dos botes. A regata contará também com apresentações artísticas culturais regionais.

Os festejos de São Pedro e a II Regata Vila do Mar buscam manter acesas as tradições culturais dos pescadores artesanais do Litoral Oeste de Fortaleza, além de valorizar a categoria e estimular a preservação do ambiente marinho.

O evento é realizado pelo Projeto Vila do Mar, da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Colônia Z-8, envolvendo as capatazias da Marinha, Casas Novas, Arpoador e Goiabeiras.

Conta também com a parceria da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e Secretaria Executiva Regional (SER) I.

A programação completa dos festejos de São Pedro pode ser conferida no site www.fortaleza.ce.gov.br.



Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=633