Campanha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começa neste sábado

Data 10/02/2012 14:10:00 | Tóopico: Noticias BAB

Durante o encerramento do pré-carnaval de Fortaleza, nesta sábado (11), a Prefeitura lança oficialmente a Campanha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


O momento de mobilização acontece a partir das 18
horas, no bloco Concentra Mas Não Sai, na Praça do Ferreira, e segue até as 23h30, quando encerra o Pré-Carnaval na Praia de Iracema.

Participam da ação de sensibilização o titular da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), Demitri Cruz, e a secretária de cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita.


O combate a esta prática criminosa está nas ruas no trabalho cotidiano da Prefeitura de Fortaleza e nas ações específicas programadas pela Secretaria
de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) para o Carnaval.

Durante o período de folia, educadores sociais da Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci) também estarão no local, distribuindo abanadores e adesivos, numa ação de sensibilização junto aos foliões sobre a importância de se denunciar crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Na Praia de Iracema, dia 11, teremos a apresentação dos blocos carnavalescos no tablado armado no Aterrinho, a partir de 17h. Depois o
show do Falcão, previsto para 21h30min.

*Carnaval das Crianças* - Dia 15 de fevereiro, a partir das 14h, os meninos e meninas da Charanga do Tatá, grupo de percussão formado por crianças e
adolescentes atendidos por projetos da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, fazem a festa no Parque da Liberdade/Cidade da Criança.

A proposta da Charanga é a promoção da cultura popular, trazendo para o cenário atual elementos da tradição carnavalesca local e nacional. A festa
reúne crianças de todos os lugares da cidade.

*Aeroporto* - As ações da campanha seguem por toda a semana até um segundo momento de grande mobilização no Aeroporto Internacional Pinto Martins, dia 17 de fevereiro. Lá, a ação será animada pela percussão da Charanga do Tatá.

No local, os educadores sociais dão continuidade à mobilização com distribuição do material de campanha aos passageiros que embarcam e desembarcam na capital cearense. A ação deverá sensibilizar a sociedade na luta contra a exploração sexual de meninos e meninas de Fortaleza.


*Campanha*

A Campanha é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, com a parceria das secretarias de Cultura e de Turismo de Fortaleza, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, ETUFOR, Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Fórum Cearense de Enfrentamento a Violência sexual Contra Crianças e Adolescentes, dentre outras instituições.

*Exploração sexual:* É a forma de crime sexual contra crianças e adolescentes conseguido por meio de pagamento ou troca. A exploração sexual pode envolver, além do próprio agressor, o aliciador, intermediário que se beneficia comercialmente do abuso. A exploração sexual pode acontecer de quatro formas: em redes de prostituição, de tráfico de pessoas, pornografia
e turismo sexual.

Fonte: Agência Brasil

*Programação*


11.02 – Sábado: Lançamento da campanha e Sensibilização e panfletagem
Local: Concentra mais não sai 18h, Praça do Ferreira
14.02 - Terça-feira: Panfletagem na Barra do Ceará, Jangurussu e Praia do
Futuro (durante todo o dia)
15.02 - Quarta-feira: Panfletagem no Jangurussu (manhã)
15.02 – Quarta-feira - Carnaval das Crianças: concentração às 14h, na Praça
do Ferreira, seguindo até o Parque da Liberdade/Cidade da Criança
16.02 - Quinta-feira: Panfletagem nos terminais de ônibus: Antônio Bezerra,
Messejana, Parangaba, Papicu. (manhã e tarde)
17.02 – Sexta-feira - Grande Mobilização: Panfletagem e Charanga do Tatá -
Aeroporto Pinto Martins (às 9h)

--
**Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza
(3131-1698)

www.fortaleza.ce.gov.br/sdh <http://www.fortaleza.ce.gov.br/sdh%C2%A0>

@sdh_fortaleza

http://www.facebook.com/SDHFortaleza



Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=843