" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Computador na escola, internet e comunicação
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Computador na escola, internet e comunicação imag1
 Colunas BAB 
HomeColunas BABLeonardo Sampaio • Computador na escola, internet e comunicação

Leonardo Sampaio

Computador na escola, internet e comunicação

Imprimir artigo Enviar este artigo para um amigo. 
O avanço do computador e da internet com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é um dos desafios que se apresenta na área da educação nos tempos atuais e isso, passa por investimento na formação de professores e exige reflexões crítica dos sujeitos, enquanto cidadãos que atuam no processo de comunicação para construir formas que possam levar a emancipação.

A escola é um dos espaços que deve permitir aprofundar conhecimentos no campo da informática pautando os temas da discussão, tendo em vista que os meios de comunicação que utilizam as tecnologias mais avançadas estão interagindo socialmente, formam e fundamentam a edição de mundo que lhes convém, quase sempre voltada para o fundamentalismo de mercado, presente nas doutrinas neoliberais que regem o capitalismo transnacional de bens e serviços. Por sua vez, os meios também reproduzem as representações e as formas simbólicas pelas quais a sociedade se rege.(Adja e Graças).

Essa edição do mundo realizada por estes meios, já está presente na vida de alunos, professores e cidadãos, exigindo assim, discussões sobre mediações, criticidade, informação, conhecimento e ressignificação da escola, para promover inclusão, porque, pelo fato de ter acesso a redes não significa repartição mais equitativa das riquezas técnicas e humanas. Portanto, não basta um progresso técnico para desencadear um progresso em relação a desigualdade, é preciso destacar que mesmo tendo acesso a rede, a seleção de informações e a segmentação de conteúdos ainda é muito marcada pelo dinheiro e pelo nível cultural, o que continua levando a uma forma de exclusão e desigualdade.

Portanto, para sairmos desse emaranhado de redes que promovem a desinformação na sua essência do conteúdo, é necessário traçar outros caminhos no campo da educação que seja capaz de permitir avanços no conhecimento e aprendizado como é o caso da cibercultura que possibilita a ampliação da perspectiva de alteridade e promove vínculos entre sujeitos sociais de distintas culturas.

Leonardo Sampaio,
Pedagogo, educador popular e gestor público e colunista do site : BairroAntonioBezerra.Com.Br
Leonardo Sampaio: Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais
| Este artigo ainda não foi avaliado | 0.
  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Retrato de um espelho!

15 Jun 2020
Cada um devendo respeitar a subjetividade do outro. O que passar disso é qualquer coisa, menos amor.
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

O Bom Pastor!!!!!!

15 May 2020
O conceito da palavra “salvação” vem do grego sötëria de onde a tradução nos remete a cura, remédio. No latim, salus tinha um significado muito particular na época.