" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Violência, quem será o culpado?
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Violência, quem será o culpado? imag1
 Colunas BAB 
HomeColunas BABLeonardo Sampaio • Violência, quem será o culpado?

Leonardo Sampaio

Violência, quem será o culpado?

Imprimir artigo Enviar este artigo para um amigo. 
Os noticiários e jornais trazem resultado de uma pesquisa em que Fortaleza é a 13ª cidade mais violenta do mundo. É necessário que se diga que essa cidade é violentada pelo maior consumo de carros de luxo, como os mesmos meios de comunicação registram, o que representa concentração de riqueza e desigualdade social.

Open in new window


É esse o sistema econômico que predomina no poder do estado e do país, portanto, não será diferente em Fortaleza.

Enquanto isso há um modelo de sociedade que implica em exclusão, com muitos tipos de fomes que proporciona desilusão às juventudes e essas sem perspectiva futura estão se exterminando das diversas formas, inclusive banalizando a vida e interrompendo-a precocemente, na disputa de um mercado de trabalho e renda relacionado às drogas ilícitas.
São eles descendes de etnias indígenas e afrodescendentes que estão fora do mercado de trabalho e consumo. Fazem parte dos 250 milhões que passam fome de pão (D. Helder) e os que passam fome beleza (Frei Betto) e de saberes (Paulo Freire) se multiplicam muito mais.

Como justificar esse nível de violência, senão observando o que está por traz do Estado de Direito? A quem ele serve? As interrogações surgem porque há uma tentativa de se buscar pessoas, indivíduos culpados. No entanto, essa situação é resultado do capitalismo, agravado pelo neoliberalismo e a corrupção. Aí sim, todos aqueles e aquelas que alimentam e sustentam esse sistema, podemos enquadrá-los como culpados de todas as formas de violência que interrompem a vida, sejam elas, por meio de armas de fogo e branca, trânsito e ausência de assistência médica ou a ineficiência do atendimento e até mesmo pelo sistema privado empresarial da saúde em que o lucro supera a possibilidade de salvar vidas.

Entendo que a violência anunciada é consequência de todo esse conjunto de coisas construídas pelo espírito predador do ser humano, em toda a dimensão planetária (Leonardo Boff), onde o lucro possa ser extraído e acumulado em detrimento à vida.

Como superar tudo isso se as instituições representantes do poder supremo dos deuses, se atolam no sistema capitalista com toda sua dimensão individualista, de exploração e corrupção como vemos o Vaticano, nas Universais e demais igrejas que vendem a alma branca de um Deus supremo e infinito que perdoa e salva na chegada ao céu? Pra que violência maior que atinge milhões em todo o planeta?

Urge assim a necessidade da construção de um mundo com uma sociedade emancipada, humanamente justa e fraterna com o fim da fabricação de armas, para se viver com paz e amor.

Leonardo Sampaio
Educador e pedagogo e colunista do site: Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
Leonardo Sampaio: Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais
| Este artigo ainda não foi avaliado | 0.
  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Retrato de um espelho!

15 Jun 2020
Cada um devendo respeitar a subjetividade do outro. O que passar disso é qualquer coisa, menos amor.
Por leonardofsampaio
Este é um instrumento que tem por finalidade divulgar produções literárias, poéticas, culturais e ambientais

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Os precursores da fotografia no Antônio Bezerra

27 Jan 2020
"...Outro foto bastante conhecido dos moradores de Antonio Bezerra foi o saudoso “Foto Iracema” pertencente inicialmente ao Luiz Magrinho, localizado na Rua Hugo Victor nº 44..."
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

O Bom Pastor!!!!!!

15 May 2020
O conceito da palavra “salvação” vem do grego sötëria de onde a tradução nos remete a cura, remédio. No latim, salus tinha um significado muito particular na época.