Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Open in new window

Sua horta de apartamento imag1
 Colunas BAB 
HomeColunas BAB#EcoAB • Sua horta de apartamento

#EcoAB

Sua horta de apartamento

Imprimir artigo Enviar este artigo para um amigo. 
Hoje eu quero falar com vocês sobre reciclagem e saúde, dando dois exemplos super legais de jarros para fazer hortas de apartamento/casa sem quintal, totalmente construídas com material reciclável e que podem se adaptar a seu pequeno espaço. Assim, além de reciclando um material que levaria milhares de anos para se decompor você ainda pode comer um alimento saudável, que sabe que estará livre de veneno. É importante salientar que para fazer a hortinha é necessária uma área que tenha sol na maior parte do dia. E o substrato ou terra que se planta tem que conter matéria orgânica, ou seja, aquelas bem escuras. Se não tiver disponível a solução é misturar com esterco curtido.

Horta vertical com garrafas pet:

Nesse modelo o espaço necessário é uma parede e só. Material: Garrafas pet (na quantidade que sua parede permitir); barbante ou cordão ou arme ou punho de rede (o material que estiver disponível); pregos. Primeiro se faz um corte retangular na garrafa, tira uma tampa na lateral, deixando mais da metade fechadinho. Depois com um prego ou uma chave de fenda quente se faz furos nas duas pontas da garrafa para passar o barbante. Como mostra a imagem baixo, é bem simples:

Open in new window


Agora é montar: Passa o barbante pelos furos, um de cada lado, prendendo com nós reforçados, depois deixa uma distancia de uns 50 cm, dá outro nó no barbante e coloca a outra garrafa e assim por diante, até a altura que você queira, depois é só pregar com um prego forte. Você pode fazer quantas fileiras quiser. Olha o resultado, que lindo:

Open in new window


Jarro com irrigação de longa duração:

Esse é para você que esquece que aguar suas plantinhas, é genial. Fica lindo para colocar nas sacadas ou janelas. Material: Garrafas pet, cada uma dá um jarro; tecido (o melhor que eu acho é aqueles mais grossos de rede). Se corta a garrafa ao meio, a parte de baixo da garrafa se coloca a água, a parte de cima se vira ao contrário e vai ser o jarro, propriamente dito, tira a tampa, coloca duas tiras de tecido de uns 3 cm de largura por uns 20cm de comprimento, coloca as duas tiras passando pela boca da garrafa, de forma que metade fique pra fora, enche de terra e está feito.

Open in new window


A água pode durar até duas semanas, dependendo da temperatura ou necessidade da planta, depois é só levantar a parte de cima e preencher a debaixo com água sempre que necessário. Olha que charme:

Open in new window


Não se preocupe com mosquito da dengue, a parte de baixo fica bem vedada com o peso da de cima.

E aí? Vocês já são moradores BAB mais sustentáveis??? Alguém aí seguiu alguma dica da última matéria? Espero que sim! Se você está seguindo as nossas dicas, envia uma foto ou vídeo para o ecoantoniobezerra@gmail.com ou marque no Instagram no @ecoantoniobezerra ou com a #EcoAB.
Dicas de o que plantar na sua hortinha na próxima matéria. Espero vocês!!!
#EcoAB: Por um BAB mais ecológico!
| Este artigo ainda não foi avaliado | 0.
  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  

BAB na TV Jangadeiro

Publicidade