Becos de Nosso Bairro

Coluna: Valentim Santos
Autor: Valentim Santos

Hoje vamos falar sobre os antigos Becos existente no nosso saudoso Barro Vermelho.

Existiam no bairro ruas que estavam se formando, não tinham nomes e a população sempre criava nomes para estas ruas, que na maioria das vezes lembrava alguma coisa.

Eram os famosos “becos”, os mais conhecidos eram:
Beco da Cachoeirinha: ficava em frente a Escola de Agronomia, era a entrada para o bairro Padre Andrade, conhecido como Cachoeirinha. Hoje é a rua Evandro Luz.

Beco da Barra: também conhecido como “calçamento da Barra”, era a entrada para a Barra do Ceará. Hoje è a rua Demétrio de Meneses ou Perimetral, que passa ao lado do terminal de ônibus.

Beco do Boatan: era o antigo nome da rua Capitão Brasil, indicava a entrada para o Parque Boatan, hoje esquecido por seus moradores.

Beco da Estação: conhecido como a entrada para a Estação Ferroviária. Hoje rua Manoel Nunes, mais conhecida como a rua da entrada do Frotinha/Hospital Distrital Dr. Evandro Ayres de Moura.

Beco da Delegacia: hoje rua Hugo Victor. Indicava a delegacia que por muitos anos funcionou no nº 44 da mesma rua. Ficava em frente ao 10º distrito Policial.
Beco do Cemitério: era a entrada para o cemitério do bairro. Hoje rua Dr. Vale Costa.

Beco do Seminário: ficava loca lizado na entrada do Seminário São Vicente de Paula. Hoje Travessa São Vicente.

Beco do Campo do São Joaquim: hoje rua Dr. João Guilherme. Dava acesso ao campo de futebol do time do São Joaquim, atrás do Colégio Polivalente, onde foi construído um edifício residencial.

Beco da Chaguinha: era muito conhecido na bairro, pois existia uma boate pertencente a D. Chaguinha. Ficava localizado na rua Anário Braga, entre a rua Manoel Nunes e a Travessa Bertoldo Mota.

Hoje esses becos tornaram-se ruas e ficaram apenas na lembrança de um passado
nostálgico.

Valentim Santos
é Ambientalista, Historiador e colunista do site do bairro Antônio Bezerra.
Pós-Graduado em História.
Contatos:professorvalentim@ig.com.br

Published:  03 Apr 2012