Cliente satisfeito, retorno garantido

Coluna: Comunicação & Empreendedorismo
Autor: Herbenya Alves

Já imaginou chegar em casa e ter um presentinho lhe esperando? Junto com ele uma cartinha, endereçada a você e com um mimo que é a sua cara. Quem não gosta?

É muito difícil encontrar alguém que não goste de ser bem tratado. Por isso, a maneira como você recebe o seu cliente e o tratamento você dá a ele pode ser um ponto positivo e um diferencial para a sua empresa.

Comece a observar o seu comportamento ao chegar nos lugares que frequenta. Note que você tende a voltar onde é bem tratado. Assim como, quando não se sente à vontade em algum estabelecimento, tem pressa para ir logo embora.

Tudo o que falamos até aqui foi para que você perceba, através de suas experiências, o quanto é importante o tratamento que é dedicado a cada pessoa que tem interesse em seu produto ou serviço.

Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a estreitar o relacionamento com quem procura pela sua empresa.



1. Trate as pessoas pelo nome, lembrando-se sempre de perguntar se estar tudo bem.

2. Se for um contato presencial, faça seu cliente se sentir a vontade: ofereça chá, café, água, balinha… No entanto, se o contato for virtual ou por telefone, evite entrar direto no assunto negócios.

3. Ao ser procurado pelo cliente, escute-o com atenção, sane todas as dúvidas e verifique se há algo mais em que possa ajudar.

4. Evite transferir o seu trabalho para o cliente. Mesmo que, no seu site, tenha todas as informações que ele precisa, seja solícito. Não diga para ele procurar, afinal, se ele lhe procurou é porque deseja um tratamento personalizado.

5. Não fique restrito apenas a responder perguntas mostre-o outros produtos e faça-o conhecer novas oportunidades, além do que procura.

6. Fuja do óbvio. Para o cliente, é importante saber que, na sua empresa, ele pode encontrar o que precisa para não ser mais um no meio da multidão.

7. Mostre a ele que tê-lo como cliente é muito mais que um bom negócio para vocês dois.

8. Não se esqueça de comemorar conquistas e datas comemorativas.

Como dissemos no começo desse post, é muito bom se sentir especial. Se o seu cliente se sente assim, ele vai voltar pelo serviço, pelo produto, mas, principalmente, irá retornar porque é extraordinário sentir-se único.

Published:  25 May 2018