Oh, Abram alas para a prevenção passar!!!

Coluna: Dependência Química
Autor: Rossana Brasil

Falando de drogas no carnaval, não podemos esquecer a mais consumida de todas: o álcool a tal droga lícita .O Brasil é o segundo país em consumo abusivo de álcool, ficando atrás apenas da Irlanda, segundo o Global Drug Survey. De acordo com o estudo, cerca de 59% dos entrevistados brasileiros afirmaram ficar extremamente embriago pelo menos uma vez no mês, por isso pais tenham cuidado com seus filhos a dependência química vai triplicar nesse carnaval , as clínicas como as comunidades terapêuticas vão agradecer sua falta de cuidado e seu NÃO que não foi dito .

"Apesar das drogas ilícitas serem as que em geral mais geram preocupação e cuidado – e mesmo com um aumento indiscriminado de antidepressivos e ansiolíticos – as drogas mais consumidas no BRASIL continua sendo o Álcool e a Maconha , aviso : cuidado com as amizades do período carnavalesco .

É necessário em todos os períodos, fazer uma educação sobre as drogas como parte de prevenção, principalmente uma educação sobre o consumo do álcool no Brasil. Bebidas alcoólicas, segundo o jovens banalizou geral , deveriam ser a principal atenção de políticas públicas voltadas às drogas. "Não temos propaganda de maconha, cocaína, heroína, mas temos uma intensa e poderosa campanha publicitária do álcool. Por mais que tenhamos novas drogas com efeitos mais estimulantes que o álcool, ele é sempre a droga mais utilizada, e pior, que sequer é vista como droga na maior parte das vezes", a droga que está presente em todos os lares brasileiros , começa em um simples batizado vai ao casamento, uma vergonha de embriaguez vivemos nesse Brasil de terceiro mundo e alguns políticos não estão nem aí com as crianças que ja iniciam com 11 anos a beber e usar drogas .Tambem esse início muito cedo no álcool e outras drogas vem simplesmente por que os pais são preguiçosos e não sabem dar limites a esses filhos mimados .

O uso insistente de uma determinada droga em um país, , representa também os hábitos culturais daquela família , o pior de tudo são as famílias abastadas que muitos bebem juntos com os filhos .Depois correm para procurar uma clínica de reabilitação.

O consumo do álcool no Brasil, assim, pode ser considerado quase que um traço da cultura nacional, uma vez que o uso irresponsável dessa droga muitas vezes está relacionado à "violência doméstica, acidentes automobilísticos e abusos sexuais".

"Temos no Brasil, assim como em muitos outros países, uma divisão entre drogas lícitas e ilícitas que não se baseia na saúde pública ou bem-estar da sociedade, ou o álcool seria a primeira droga a ser proibida aqui. Isso mostra que o Brasil, como todo outro país sujeito a este dualismo, está imerso em uma enorme hipocrisia na sua política antidrogas", aliás a política de prevenção é pouco falada e feita nesse país de terceiro mundo. Poucas coordenadorias e secretarias são feitas , poucos políticos tem o interesse em salvar nossas crianças das drogas , lutemos por uma sociedade menos anestesiada em álcool e outras drogas.

Published:  17 Feb 2020