A terapia de uma boa música!!!

Coluna: Dependência Química
Autor: Rossana Brasil

A música traz benefícios diversos para a infância, e isso independentemente da maneira que seja inserida na vida da criança. Ouvir, cantar, dançar, ter a sorte de frequentar aulas de violão, piano...

Ouvir música amplia o repertório linguístico, principalmente música clássica, odeio barulho de músicas tristes , depressivas . Sim, pois ao ouvir/cantar as músicas, as crianças aprendem palavras e as utilizam no cotidiano, ampliando de maneira natural a sua linguagem. Mesmo as crianças que não foram alfabetizados aumentam o seu repertório de palavras e formam frases mais rapidamente quando são expostas às canções desde cedo, aconselho as crianças escutarem músicas que sensibilizam a alma , não aquelas que te deixam irritadas .

"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada..."

A dicção pode ser melhorada por meio da música. Quando cantamos, por exemplo, somos estimulados na entonação da voz, na pronúncia correta das palavras, na respiração. Os hábitos de ouvir e fazer canções incentivam também a criatividade, o que contribui na resolução de problemas.

Na minha vida, a música sempre fez parte da rotina e, por isso, nos dias da infância e da adolescência, quando estava triste, simplesmente parava de cantar ou de ouvir música. Mas no momento que percebia isso, imediatamente me forçava a cantar ou a ouvir alguma música novamente e, como um resultado de uma excelente terapia, pouco a pouco, retomava a alegria indispensável para viver cada dia.

O que quero dizer com isso? Quem tem filho pequeno em casa pode cultivar o costume de inserir a música na rotina doméstica. Por quê? Uma casa com música é capaz de encadear as emoções positivas ou simplesmente nos deixar de bom-humor. Além disso, cantar com os filhos, e desde os primeiros anos, é uma oportunidade de interação positiva e de estimular uma atividade que ajuda no desenvolvimento da linguagem, melhorando a dicção, a memória e a autorregulação.

O ditado já avisa: "quem canta seus males espanta." E é importante aprender essa lição desde o começo da vida...pois escutamos o que nos faz bem e que produza dentro de nós energia de tranquilidade , não de irritabilidade.

Published:  20 Jul 2021