João Batista - Um comendador do Barro Vermelho

Nasceu em SANTA MARIA, atualmente TAPERUABA distrito de SOBRAL, zona Norte do Estado do CEARÁ, no dia 08 de julho da 1937, filho de: Antônio Rogério Teixeira e Guiomar Pereira Cunha, ambos falecidos.

Seus primeiros anos de existência foram extremamente tranquilos e vivenciados num clima modesto e interiorano, já que, naquela longínqua vila o progresso e evolução científica mundial era praticamente desconhecido, pois os meios de comunicações eram extremamente precários e de difícil acesso, sendo poucos os que tinham rádio à bateria.

Iniciou seus estudos em Taperuaba dando prosseguimento no distrito de Antônio Bezerra, tendo concluído o primário conjuntamente de José Maria Santos, seu amigo de infância.

Em 1947 falecia seu pai e com apenas 10 anos de idade iniciou sua batalha visando cooperar na sobrevivência de sua família e desta mesma maneira assim agiu seu amigo repórter e fotógrafo Beto Cruz.

Educado numa família simples, porém laboriosa e digna, enfrentou muitas dificuldades mas possuindo um ideal firme e um propósito supremo de servir, obteve sempre êxito mesmo nos mais árduos trabalhos, ao lado do microempresário Carmelio Santos, seu amigo de juventude.

Trabalhou como tropeiro, como comerciário em diversos pontos comerciais em Taperuaba descobrindo a partir daí seu tino comercial a exemplo do seu amigo e antigo vizinho Dedé Santos. Boca rica da zona Franca de Manaus.

Em 1959, após a família já estar estabelecida em Fortaleza veio e registrou uma pequena mercearia já na rua Martins Neto esquina com São Salvador, hoje rua Francisco Barbosa Pinheiro ou Rua Fanca Pinheiro no bairro Antônio Bezerra. Desde esta época, esteve sempre pronto no atendimento a seu maior freguês Ivanildo Aguiar de Souza. Sua freguesia, visando principalmente reconhecer seus fregueses como verdadeiros amigos, a exemplo do desportista José Carlos ribeiro, o Zé Carlo. Dando continuidade ao seu objetivo transferiu-se para a rua Martins Neto esquina com vale costa em prédio já de sua propriedade, vizinho do Agostinho Feitosa, vindo no início de 1971, transforma-se em depósito de Material e Construção com o apoio do pintor artístico João Santos e da microempresária da confecção Detinha Santos.

Através do depósito São João (J. Rogério & CIA LTDA), teve oportunidade de ver o bairro antes tão pequeno transformar-se em um grande e próspero bairro de Fortaleza. Sente-se honrado em ter podido cooperar com a edificação de pontos essenciais a vida atual de nosso bairro Antônio Bezerra. Pode-se citar: a construção do Posto Policial e de muitas residências por exemplo a do Policial Militar Paulo Sérgio Gaspar de Araújo, que hoje fazem parte do cenário de nosso antigo Barro Vermelho. Estava sempre pronto a cooperar com qualquer evento que promovia a comunidade do grande Antônio Bezerra, merecendo assim receber a comenda Barro Vermelho, sua terra adotiva.



Apesar de não esquecer sua terra natal, Antônio Bezerra é sem dúvida um referencial de extrema importância em sua existência, já que aqui se estabeleceu e formou um lar, onde o amor é a pedra angular que norteia a sua vida.

Onde sem sombra de dúvida teve total apoio do hoje Comendador José Maria Santos da ordem do Barro Vermelho.

Através da união conjugal com a professora Maria da Penha Pinheiro Rogério teve 3 filhos, frutos de uma união Cristã onde tudo é procurado realizar a luz da palavra de Deus. Os filhos são: Márcio Flávio Pinheiro Rogério, graduado Engenheiro Mecânico na UFC, Ana Flávia Pinheiro Rogério graduada em Terapia Ocupacional pela Unifor e história pela UECE e Marcos Cláudio Pinheiro Rogério, graduado em Medicina Veterinária pela UECE. Todos contemporâneos do Desportista João Ferreira da Silva, o João Leite do Noite, ou Joãozinho.

Faleceu aos 84 anos, no dia 31 de agosto de 2021.

Por: Onacélio Barbosa Santos