" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br -
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

imag1
Home / Capelinha

A Capelinha


Nas palavras do eterno vigário da Paróquia de Jesus, Maria e José do bairro de Antônio Bezerra o querido sacerdote Pe. João Pessoa que vigariou os destinos da paróquia durante 26 anos:

Bastante simples é a história da Igreja Jesus, Maria e José; Ela começou quando era uma simples capelinha edificada ao menino Jesus, Maria e José construida por volta de 1880, na Casa Grande do lugarejo denominado Barro Vermelho arrebalde de Fortaleza onde o Dr. Theófilo Rufino Bezerra de Menezes casado com Dona Maria Leopoldina de Alburquerque Lima que residiam em sua mansão no bairro nobre de Jacarecanga, onde residiam a época a Sociedade Cearence. Eram Proprietários da casa grande da fazenda dos Bezerra de Menezes com seu canavial e engenho de moer cana com mel de rapadura situada hoje nas imediações do antigo Colégio São Francisco,(fundado em 1959, pelo benemérito da educação do Barro Vermelho, o Dr. Pedro dos Santos Teixeira.) hoje denominado Colégio Mário Cidrack (veja informações sobre esse colégio em página exclusiva no site)

A Capelinha do Menino Jesus, Maria e José foi construída ao lado da casa grande, atendendo a devoção que a família Bezerra de Menezes tinha à Sagrada Família de Nazaré.

Com a Morte do patriarca da família Bezerra de Menezes, o Dr. Theóphilo Rufino Bezerra de Menezes tio e sogro do abolicionista Antônio Bezerra, este atendeu ao pedido do tio sogro para ficar encarregado de transferir a capelinha para uma capela edificada em frente ao sítio São José do Muripicui residencial localizado na estrada do gado da rodagem do Barro Vermelho para o antigo Soure, onde Morava o Capitão Antônio Bezerra.

As Missas eram celebradas na capelinha pelo vigário de Parangaba, na época Porongaba. O Padre Rodolfo Ferreira da Cunha vinha todos os meses no 2° domingo para celebrar a santa Missa, em seu cavalo alazão, como primeiro Capelão.

A saga da Família Bezerra de Menezes inicia-se pelo seu grande culto e devoção à Sagrada Família de Nazaré, desde a fundação de sua capelinha vizinha a sua Casa Grande em sua fazenda e com seu canavial e engenho de cana. Passando à Capela do lugarejo Barro Vermelho, com seus pioneiros os padres e leigos e a presença marcante das filhas de Antônio Bezerra, as senhoritas: Geórgia, Juanita, Maria de La Salete e Maria José revigorou tanto a devoção à Sagrada Família, difundindo-se aos nossos dias.

 

A CAPELA


Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Relações virtuais!

15 Apr 2021
Porém, após o advento do Whatsapp cada vez mais as pessoas sentem uma espécie de desconforto com os telefonemas...
Por Emanuel_Santos

Definitivamente: não é mais um número!!!

03 May 2021
É nesse contexto que me somo ao discurso daqueles que dizem que as vítimas do coronavírus não são somente números.
Por leonardofsampaio

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Das casas de Taipos aos Condomínios fechados.

20 Apr 2021
Com o passar dos tempos suas paredes foram substituídos por tijolos de cerâmicas, muito mais resistente e econômico.
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...