" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - MANUEL MATOSO FILHO
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

MANUEL MATOSO FILHO imag1
Home / MANUEL MATOSO FILHO

MANUEL MATOSO FILHO

Nomeado de uma Avenida do Bairro Olavo Oliveira, no GRANDE ANTÔNIO BEZERRA, Regional III, MANUEL MATOSO FILHO, nasceu a 15 de novembro de 1903, na cidade de Apodi, no Estado do Rio Grande do Norte.

Filho de Manuel Matoso do Nascimento e Ana Francisca de Oliveira.

Casado com D. Domicia Somões Matoso, de cujo consórcio deixou uma filha de nome Terezinha Simões Matoso.

Em 1937 ingressou na política tendo sido nomeado Prefeito deste município, pelo então Interventor Dr. Francisco de Menezes Pimentel.

Exerceu por vários anos a chefia do Partido Social Democrático, tendo se revelado um dos líderes de maior pretígio em todo Vale do Jaguaribe. Quando esteve à frente da Prefeitura local realizou diversas obras, que muito bem revelam a sua capacidade de administrador. Foram de seu governo as seguintes realizações: Concluiu o Matadouro Público; Reformou o prédio do Grupo Escolar; o Mercado Público passou pro radical remodelação; construiu o prédio destinado a Escola de Trabalhadores Rurais, da 2ª Região Agrícola; Construiu o Salão do Fórum e o Campo de Aviação; reformou a Avenida e construiu a Coluna da Hora, iniciou a construção do Edifício da Prefeitura Municipal, ampliou a rede de ensino primário do município, além de outras realizações nos distritos de Quixeré e Palhano, hoje transformados em município.

Conseguiu emsua administração, junto ao Governo do Estado, os seguintes melhoramentos: Posto de Saúde, Quartel da Força Pública, Campo de Fruticultura.

No setor cultural deixou os seguintes traços: Fundou e manteve por muito tempo o jornal "CORREIO DE RUSSAS", órgão noticioso comercial e independente, valendo ressaltar que foi o jornal de maior existência que circulou neste município.

No setor da iniciativa particular lutou pela fundação da Casa de Saúde de São Bernard, posteriormente transformada em Hospital de Russas e Maternidade da Divina Providência.

Deixou traços marcantes na vida pública e administrativa de Russas. Os seus parentes, admiradores e amigos guardam de seu nome respeitosa memória. Nas eleições de 1950 foi eleito, por larga margem de votos, Deputado Estadual, tendo falecido a 15 de fevereiro de 1952, sem contudo, haver cumprido o seu plano de ação.  

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Relações virtuais!

15 Apr 2021
Porém, após o advento do Whatsapp cada vez mais as pessoas sentem uma espécie de desconforto com os telefonemas...
Por Emanuel_Santos

Definitivamente: não é mais um número!!!

03 May 2021
É nesse contexto que me somo ao discurso daqueles que dizem que as vítimas do coronavírus não são somente números.
Por leonardofsampaio

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Das casas de Taipos aos Condomínios fechados.

20 Apr 2021
Com o passar dos tempos suas paredes foram substituídos por tijolos de cerâmicas, muito mais resistente e econômico.
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...