" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br -
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

imag1
Home / Paróquia

Paróquia


Finalmente no dia 12/01/1946, festa da Sagrada Família, com grande alegria e satisfação de todo o povo do Barro Vermelho, a igreja passou a ser matriz com a criação da Paróquia de Jesus, Maria e José já desmembrada de São Gerardo.

D.Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo de Fortaleza, deu posse ao 1° vigário, o Pe. Geraldo Godinho, que por ser superior da escola apostólica, acumulando dois cargos, teve dificuldade em interferir diretamente na administração da nova paróquia, ficando a mesma sob a responsabilidade do Pe. Moacir, vigário coadjutor, que teve em Jesus, Maria, José, a primeira paróquia de sua vida, da qual se lembra com muita saudades.

E assim, a pequenina e primitiva capelinha, já toda forrada e ornada de dois altares laterais ( Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Graças, com algumas imagens ), passou a categoria de Matriz da nova Paróquia, usufruindo de todos os direitos e privilégios peculiares às igrejas paroquiais.

Em 12/06/1946 o Pe. Moacir fundou a Cruzada Eucarística Infantil e em 8 de dezembro do mesmo ano, a Associação das Mães Cristãs. Em 1947, criou a Ação Católica (JIC), Juventude Independente Católica e também o Apostolado da Oração para homens, que passou a fazer parte do Apostolado da Oração já existente desde 1934. Criou ainda a Congregação Mariana masculina.

Em 1949, o Pe. Moacir foi tranferido para o Seminário da Prainha e foi sucedido pelo Pe. Elicio Mota. Depois vieram Pe. Vicente Silva, Pe. Walter Rodrigues e Pe. Helio Andrade.

Em 17/02/1952, o Pe. Jairo Ferreira da Silva, recebeu a paróquia e permanece até 1955. Durante o seu período teve a colaboração do Pe. Belchior Joaquim José Neto. Foi ele o responsável pela construção da casa paroquial, em terreno também doado pela família Bezerra de Menezes. Entregou a paróquia em 1955 para o Pe. Antônio Pinheiro Freire que foi sucedido pelo Pe. Hélio Andrade.

No dia 14 de março de 1981 tomou posse da paróquia o Pe. Frederico que iniciou a prática da liturgias cantada na semana. Em 1983 foi entregue ao Pe. francisco Antônio Cavalcante de Menezes (Tula) que deu muita assistência a catequese, a Pastoral do Batismo e a Juventude permanecendo até 1985 quando foi substituido pelo Pe. Oscar.

No seu rápido paroquiato, o Pe. Oscar fundou o ECC (Encontro de Casais com Cristo),deu grande impulso à catequese e organizou a RCC (Renovação Carismática Católica ) que já existia de maneira dispersa, colocando suas atividades na Matriz. Deu muita vida e animação à festa dos padroeiros, fazendo voltar a época das quermesses com barracas, partidos e parque de diversão,que há 30 anos não mais existia. Foi sucedido pelo Pe. Luciano Furtado Sampaio ( 1987-1990).

Foram seus vigários econômicos: Pe. Joaquim Ataíde de Araújo (1987-1988), Pe. Antônio Almir Magalhães (1989), Pe. José Francisco (1989).

 

VOLTAR PARA TOUR

 

 

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Relações virtuais!

15 Apr 2021
Porém, após o advento do Whatsapp cada vez mais as pessoas sentem uma espécie de desconforto com os telefonemas...
Por Emanuel_Santos

Definitivamente: não é mais um número!!!

03 May 2021
É nesse contexto que me somo ao discurso daqueles que dizem que as vítimas do coronavírus não são somente números.
Por leonardofsampaio

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Das casas de Taipos aos Condomínios fechados.

20 Apr 2021
Com o passar dos tempos suas paredes foram substituídos por tijolos de cerâmicas, muito mais resistente e econômico.
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...