" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Estamos na Frente: Antônio Bezerra/Centro é o trecho mais votado - Noticias BAB - Notícias Novas
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Estamos na Frente: Antônio Bezerra/Centro é o trecho mais votado - Noticias BAB - Notícias Novas imag1
Noticias BAB : Estamos na Frente: Antônio Bezerra/Centro é o trecho mais votado
Enviado por BAB em 01/03/2012 07:50:00 () Notícias do mesmo autor

Os passageiros poderão opinar, até dia 4, em quais vias querem que inicie a medida para melhorar o trânsito.


"Por onde começar a implantação dos corredores prioritários de ônibus em Fortaleza?". Essa pergunta tem sido feita, desde o último fim de semana, em todos os terminais, aos usuários do transporte público da Cidade.

Apesar da consulta pública seguir até o dia 4, mais de 23 mil pessoas já votaram. Desses, um total de 33% escolheu, em resultado prévio, o trecho Antônio Bezerra/Centro. O mais votado abrange as seguintes vias: Mister Hull, Bezerra de Menezes, Meton de Alencar, Tristão Gonçalves, Pedro I, Imperador, Duque de Caxias e Padre Ibiapina.

Em segundo lugar, com 14%, está o trecho Antônio Bezerra/Messejana, com itinerário passando pela Via Perimetral. Os passageiros interessados em votar podem preencher o formulário, distribuído em qualquer um dos terminais, ou acessar o site da Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor).

Entretanto, adverte o presidente da Etufor, Ademar Gondim, o resultado final da urna ainda será analisado pela prefeita Luizianne Lins. "Esperamos que ela acate o que deseja a maioria do povo. Pedimos que as pessoas participem dessa consulta. É importante optar qual o trecho com maior demanda", diz Gondim.

Atualmente, a Cidade não conta com nenhuma experiência de corredor prioritário para ônibus. Na Avenida João Pessoa, por exemplo, há um caso de contra-fluxo, não de faixa exclusiva. Assim, existem ainda muitas dúvidas sobre como será esse novo sistema, afirma o presidente.

O Serviço Rápido de Ônibus (BRS) se utilizará, segundo o presidente, da estrutura viária existente, sem mexer na malha, e usar a frota que hoje já circula.

"Tiraremos uma faixa ou até duas, dependendo da largura da via, que terá várias paradas distribuídas por grupos de ônibus em que só poderá andar veículos articulados, ônibus e táxis", diz.

Ajustes

Segundo a Etufor, o modelo será semelhantes aos BRS´s já existentes no Rio de Janeiro. Haverá paradas sinalizadas, grupos de ônibus específicos parando em pontos distantes em torno de 500 metros, fiscais e sensores multando os veículos "intrusos".

Ainda conforme Ademar Gondim, não haverá, nas vias, barreiras físicas que impeçam os carros de rodar nas faixas, mas o motorista que o fizer será multado pela fiscalização. "Mas, começaremos, durante os testes, agindo de modo bem educativo, informando e corrigindo", conta.

Com o BRS, as linhas de Fortaleza, que de início não devem mudar, passam a ser divididas em três grupos (tipo BRS 1, BRS 2 e BRS 3) e só poderão embarcar e desembarcar os passageiros nos pontos correspondentes. O BRS, na visão da Etufor, deve priorizar o transporte público e para que isso ocorra uma ou duas vias poderão ser dedicadas prioritariamente para o transporte público. Apesar de todo esse planejamento da gestão, ainda não há uma data certa para o começo dessas ações; os estudos da Etufor já estariam prontos.

Sebastião Duarte, economista e morador do bairro Antônio Bezerra, espera que esses corredores prioritários funcionem na prática, não fiquem apenas como mais uma bela ideia só no papel. "Acho que vai melhorar, sim. Mas tem que ser tudo planejado e bem organizado, com muita fiscalização", finaliza.

Prévia da consulta

Antônio Bezerra/Centro

33,08%

Antônio Bezerra/ Messejana

14,16%

Lagoa/Centro

24,18%

Leste-Oeste/Centro

5,47%

Messejana/Centro

20,91%

Votos nulos ou brancos

2,2%

IVNA GIRÃO
REPÓRTER

Fonte: DN

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Relações virtuais!

15 Apr 2021
Porém, após o advento do Whatsapp cada vez mais as pessoas sentem uma espécie de desconforto com os telefonemas...
Por Emanuel_Santos

Definitivamente: não é mais um número!!!

03 May 2021
É nesse contexto que me somo ao discurso daqueles que dizem que as vítimas do coronavírus não são somente números.
Por leonardofsampaio

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Das casas de Taipos aos Condomínios fechados.

20 Apr 2021
Com o passar dos tempos suas paredes foram substituídos por tijolos de cerâmicas, muito mais resistente e econômico.
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...