Projeto 70 Anos: “De Barro Vermelho à Antônio Bezerra

Data 16/06/2010 10:20:00 | Tóopico: Noticias BAB

1. Justificativa: O bairro Antônio Bezerra completa 70 anos e a sociedade civil - respondendo ao chamado do Conselho Comunitário de Defesa Social – CCDS Antônio Bezerra - resolveu comemorar a data com uma programação que promova a Cultura de Paz neste bairro situado na Regional III de Fortaleza, atualmente agregando mais de 43.000 (quarenta e três mil) habitantes.
A sociedade civil e o Poder Público possuem muitos desafios estruturais e sociais dentro deste perímetro da capital cearense, a população precisa saber aliar-se para a conquista da edificação da dignidade através da cidadania, sobretudo no que se refere à prevenção dos vários tipos de violência, já que segurança pública é um dever de toda a sociedade.

A falta de iluminação, terrenos baldios sem limpeza, carência de saneamento básico, ação preventiva para as áreas da educação, saúde e segurança pública são alguns fatores que acabam por alavancar fatos terríveis com o da menor Alanis Maria que fora morta e estuprada na Rua Rui Monte e ninguém tomara conhecimento por tratar-se de um matagal sem iluminação e desprovido de segurança.

A juventude do A.B. sofre com a carência de espaços para lazer, prática de esporte e cultura, assim, acabam nas ruas tendo como diversão a ingestão de álcool e outras drogas, perdendo os melhores anos de sua vida com ações que não edificarão suas personalidades e o bom relacionamento na família, escola e outros grupos sociais.

Sendo assim, a proposta é unir pessoas de boa vontade para efetivar, no período de 17 a 25 de julho de 2010, uma semana alusiva ao 70º Aniversário fortalecendo a rede de proteção contra a violência das famílias com atividades que tragam parcerias (órgãos governamentais, não governamentais e profissionais liberais), conhecimento, reflexão e serviços para a comunidade.

A luta incessante de parte dos moradores e dos vereadores eleitos no bairro já promoveu avanços significativos como escolas e creches para crianças e jovens, Ronda Escolar para proteger o patrimônio, reforma de praças, pavimentação de ruas outros, entretanto muito ainda precisa ser perseguido para que conquistas mais robustas com oportunidades de emprego e renda para as famílias sejam estruturadas no bairro e no entorno.

Os protagonistas do evento farão resgate de nomes de moradores antigos que impulsionaram o desenvolvimento do bairro com suas atividades e construíram dia após dia a História para homenageá-los com a Comenda Barro Vermelho.

2. Objetivos:

2.1 Geral: Realizar semana alusiva ao 70º Aniversário do Bairro Antônio Bezerra promovendo ações (sociais, artísticas, esportivas, espirituais, educativas, culturais e educativas) na perspectiva de fortalecer a comunidade e promover uma cultura de paz.

2.2 Específicos:
2.2.1 Realizar na abertura da semana do 70º Aniversário ações sociais na Praça Ipiranga e Joaquim Nogueira a fim de contemplar moradores dos dois lados do bairro dividido pela Av. Mister Hull;

2.2.2 Promover torneio esportivo para jovens de Futsal feminino e masculino;

2.2.3. Organizar Ciranda Infantil com atrações culturais, esportivas e artistas para crianças de três a onze anos;

2.2.4 Efetivar Seminário de Famílias com a presença de responsáveis e filhos para estreitar relações e promover a prevenção as drogas e outras violências;

2.2.5 Homenagear setenta moradores do bairro Antônio Bezerra com a Comenda Barro Vermelho visando ressaltar a importância de cada cidadão na construção de uma comunidade/sociedade melhor;
2.2.6 Aclamar a paz e através da participação de todos os credos num Ato Ecumênico para disseminar o respeito às diferenças;

2.2.7 Encerrar a semana com Mini maratona nas principais ruas do Bairro na perspectiva de ressaltar a importância da boa alimentação e da prática de esportes para conseguir a longevidade através da boa saúde;

2.2.8 Convocar parceiros e equipe organizadora do evento para feijoada de encerramento.






Este artigo veio de Bairro Antonio Bezerra. Com. Br
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB

O endereço desta história é:
http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/news/article.php?storyid=285