" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Retrato de um espelho!
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Retrato de um espelho! imag1
 Colunas BAB 
HomeColunas BABDependência Química • Retrato de um espelho!

Dependência Química

Retrato de um espelho!

Imprimir artigo Enviar este artigo para um amigo. 
O notável Jung, dizia que projetamos no outro o que somos. E disso não ouso discordar e constato o dito nos dramas afetivos a que temos conhecimento. Em muitas ocasiões, há uma incapacidade em reconhecer verdades tão elementares que até parece a sentença do conselheiro Acácio .

Para quem não sabe o conselheiro Acácio é o personagem de Eça de Queiroz ,em O primo Basílio que é usado como representação da mediocridade e psedo-intelectualidade que existe em alguns políticos que estão por aí . O ser amado não é o que vemos, mas o que dele projetamos, fantasiamos. Em outras palavras, amor é muito mais compatibilidade que identidade. Como preconiza Lacan: o outro só tem o direito que dou a ele. Portanto, nada de amor (relação) incondicional. Há e deve haver, condições em toda relação.

Ninguém é de ninguém! Ninguém é propriedade do senhor Ninguém! O amor é uma espécie de comunicação profunda entre dois seres diferentes - único - compartilhando suas existências por desejo próprio. No entanto, muitos confundem com posse. Daí o uso dos pronomes possessivos: meu, minha esposo (a). Assim não é uma união onde um perde sua identidade adquirindo a do outro. Não. É uma unicidade. Estão juntos, mas mantém suas singularidades.

Cada um devendo respeitar a subjetividade do outro. O que passar disso é qualquer coisa, menos amor. A pretensão de que duas individualidades diferentes possam conviver longamente sem que entre elas surja algum choque, alguma aspereza, revela um romantismo desmedido e boa dose de imaturidade. Frases como "sua carreira é mais importante do que eu", "você gosta mais de futebol do que de mim" e outras semelhantes, ditas em tom dramático, fazem sorrir, vindo de uma adolescente, mas, em lábios adultos, soam como perigosa advertência de desastre.

Deixem o amor surgir na paz do seu momento complicado, afinal amor para alguns significa eterno, enquanto para o poeta : Que seja infinito enquanto dure .... ou melhor até que os chifres não apareçam.

Open in new window
Dependência Química:
| Este artigo ainda não foi avaliado | 0.
  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Relações virtuais!

15 Apr 2021
Porém, após o advento do Whatsapp cada vez mais as pessoas sentem uma espécie de desconforto com os telefonemas...
Por Emanuel_Santos

Definitivamente: não é mais um número!!!

03 May 2021
É nesse contexto que me somo ao discurso daqueles que dizem que as vítimas do coronavírus não são somente números.
Por leonardofsampaio

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Das casas de Taipos aos Condomínios fechados.

20 Apr 2021
Com o passar dos tempos suas paredes foram substituídos por tijolos de cerâmicas, muito mais resistente e econômico.
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...