" /> Bairro Antonio Bezerra. Com. Br - Relações virtuais!
   
   

Pesquisa no Site

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Livro de Visitas

Nossa Cidade

Sobre o Site

Menu

Relações virtuais! imag1
 Colunas BAB 
HomeColunas BABDependência Química • Relações virtuais!

Dependência Química

Relações virtuais!

Imprimir artigo Enviar este artigo para um amigo. 
O ser humano é linguagem, disse Lacan. De fato, é o ato de se comunicar o que nos constitue. Dessa foram, em pleno apogeu da era da informação digitalizada, o WhatsApp , a plataforma de comunicação instantânea mais utilizada no mundo, passou a ser de caráter obrigatório. A ele segue o Facebook e o Instagram.

Essas formas de comunicações por meio de mensagens curtas de texto, gravações de áudios, compartilhamento de imagens e vídeos mudou profundamente a comunicação e as relações interpessoais. É claro que como tudo na vida, tem seus efeitos positivos e negativos. Em particular, no presente texto quedamos a nos debruçar sobre a mais popular destas inovações comunicativas, o Whatsapp e, mormente, no que diz respeito aos relacionamentos afetivos ou de casais. Mas afinal, esta ferramenta é útil para o fortalecimento dos laços amorosos ou afetivos de parceiras ou não?

Para os casais recém-formados, as mensagens instantâneas parecem ser uma ferramenta decididamente positiva, pois permitem que se mantenham em contato continuamente, aumentando a sensação de proximidade e fornecendo sinais concretos de interesse entre os enamorados. A princípio, o Whatsapp tem ajudado a muitos buscadores de uma paixão ou de amor (para os que nele creem) a se encontrarem o ente a ser amado.

No entanto, quando os casais estão juntos há algum tempo ou a magia inicial começa a esmorecer aflorando as inevitáveis dúvidas e inseguranças, o Whatsapp já não parece ser uma ferramenta útil, mas ao contrário, aumenta o distanciamento de seres, por vezes, vivendo sob o mesmo teto. E porque isso? Em primeiro lugar, o abuso das mensagens em vez dos telefonemas torna o diálogo entre as partes repleto de possíveis mal-entendidos.

A mensagem escrita, de fato, carece de todos aqueles aspectos (linguagem corporal, tom, habilidade de se corrigir, do olhar que fala) que podem tornar a comunicação transparente ou não. Se você exagerar no uso de mensagens de texto ou voz para substituir o diálogo, pode criar brigas e mal-entendidos partindo, praticamente, de uma motivação bôba e insignificante. Infelizmente isso acontece com exagerada frequência.

Em segundo lugar, o Whatsapp pode facilmente se tornar uma ferramenta de controle do outro (a). já de há algum tempo, é possível, através das configurações do aplicativo, ocultar algumas informações que antes eram explícitas, como o horário da última conexão e tantos outros. Antes que fosse possível ocultar esses dados, era possível para qualquer pessoa verificar se um determinado contato estava online, se estava escrevendo ou gravando uma voz, e, portanto, tirar suas próprias conclusões disso.

As brigas são quase sempre iniciadas por namorados ou namoradas enciumados simplesmente por virem o parceiro online, ( chatisse essa coisa de ciúmes )Enquanto se ocupam em vigiar e punir o objeto do seu ´amor` em vez de investir no campo do real na relação. Perguntas do tipo: "Com quem você sempre troca mensagens?" ou ainda: "Por que você não me responde imediatamente mesmo estando online?", são provas da velha confusão que se faz de posse enquanto se fala em ´amor`. Isso sem falar daquele tipo do vício ´grudados azuis` que leva muita gente a sentir uma desesperadora angústia diante da falta de respostas instantâneas!

Que evolução é essa , através do controle de recepção simbolizado pelas marcas azuis (leu a mensagem ou ouviu o áudio), que a pessoa para quem escrevemos e reconfortante desde que haja resposta imediata. Ainda assim, o efeito dos tiques azuis na maioria das pessoas é tudo menos tranquilizador. Se uma pessoa visualiza e não responde, uma das primeiras e mais comuns reações é a manifestação de uma ansiedade; seguido, se o silêncio continuar, por uma sensação de medo e paranóia. A necessidade de uma resposta imediata é, em suma, uma reivindicação ilegítima e infundada.

Porém, após o advento do Whatsapp cada vez mais as pessoas sentem uma espécie de desconforto com os telefonemas e preferem se fechar em uma espécie de invólucro tecnológico onde é possível dar vazão à sua compulsão de "presença" e ao mesmo tempo esconder atrás das escritas e emojis seus verdadeiros humores. Sou ainda do tempo do falar, ouvir e sentir a voz logicamente não me furtando de usar os meios virtuais. E no amor, ´sou aquela tipo a moda antiga, que ainda adora flores , chocolates veganos, livros e uma boa prosa ou poesia ...

Open in new window

Dependência Química:
| Este artigo ainda não foi avaliado | 0.
  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  

Publicidade

Colunas BAB

Por Rossana_Brasil

Relações virtuais!

15 Apr 2021
Porém, após o advento do Whatsapp cada vez mais as pessoas sentem uma espécie de desconforto com os telefonemas...
Por Emanuel_Santos

Definitivamente: não é mais um número!!!

03 May 2021
É nesse contexto que me somo ao discurso daqueles que dizem que as vítimas do coronavírus não são somente números.
Por leonardofsampaio

Vende-se um açude!!!

16 Mar 2020
"...Pelo visto, não basta só se indignar, é necessário gritar, ou até acampar exigindo atitudes dos gestores públicos..."
Por VALENTIM

Das casas de Taipos aos Condomínios fechados.

20 Apr 2021
Com o passar dos tempos suas paredes foram substituídos por tijolos de cerâmicas, muito mais resistente e econômico.
Por Robson
Conteúdo sobre a RCC, Renovação Carismática Católica

Vamos ser julgados!

04 Jan 2021
...Olhe para você. Tens cuidado de você? Você é uma casa, comprada por um alto preço! Tens cuidado de você?...