Não há nada mais perigoso para uma empresa do que um gerente desonesto, aquele que cria suas próprias regras e constantemente coloca o negócio em risco. Mas mesmo os melhores gerentes às vezes cometem erros que colocam suas empresas em risco de processos judiciais.
Em 2011, as empresas pagaram 54,3 milhões de dólares apenas em ações do Título VII. E embora isso tenha caído significativamente em relação ao total de 74 milhões de dólares do ano anterior, ainda é um grande pagamento que poderia ser evitado se os gerentes fossem melhores em lidar com alguns dos desafios do dia-a-dia que acompanham o trabalho de gerenciar pessoas.
Com isso em mente, aqui estão sete dos erros de gestão mais comuns que têm o potencial de desencadear processos trabalhistas caros:
Ignorando reclamações de funcionários
Os funcionários geralmente abordam seus gerentes primeiro com queixas de assédio, intimidação ou outra má conduta no local de trabalho. Ao ignorar uma reclamação de funcionário, não importa o quão frívola possa parecer, um gerente está preparando as bases para uma ação judicial. Toda reclamação de funcionário deve ser documentada e investigada para ver se tem mérito.
Disparo de Joelho
Isso pode ser um processo de discriminação esperando para acontecer. A funcionária pode estar doente, grávida ou em outra classe protegida. Pode haver razões legítimas para o funcionário estar agindo da maneira que está, e isso precisa ser explorado e documentado com a cooperação do RH antes que qualquer ação seja tomada. Na verdade, qualquer rescisão deve passar pelo RH.
Olhando para as mídias sociais pessoais dos funcionários
Quando um funcionário reclama da empresa nas redes sociais, é tentador reagir sem pensar. Mas demitir um funcionário por reclamar publicamente das condições de trabalho pode gerar uma ação judicial. A Lei Nacional de Relações Trabalhistas proíbe as empresas de demitir um funcionário em retaliação por se envolver em atividades protegidas combinadas.
Violar os direitos de privacidade de um funcionário usando meios nefastos para acessar suas contas de mídia social ou e-mail também é uma prática perigosa e pode levar a uma ação judicial. É melhor deixar a vida pessoal dos funcionários permanecer pessoal.
Não documentar problemas de desempenho
Os gerentes que não documentam os problemas de desempenho de seus funcionários ou dão avaliações satisfatórias quando o desempenho não é satisfatório, estão solicitando uma ação judicial se o funcionário for demitido por mau desempenho. Quando o funcionário é demitido, ele não apenas fica surpreso, mas em boa posição para alegar que a demissão deve ter sido por motivo discriminatório, porque não havia problemas de desempenho documentados.
Também é injusto para os funcionários dar-lhes a impressão de que estão tendo um desempenho adequado quando, na verdade, precisam melhorar. Isso os priva da oportunidade de se tornarem os funcionários estelares que desejam ser.
Ignorando as políticas de horas extras
As empresas podem exigir que os funcionários trabalhem horas extras, mas devem pagar pelas horas extras que trabalham. Um gerente que incentiva os funcionários não isentos a trabalhar até o almoço ou ficar até tarde sem compensação está preparando a empresa para uma ação judicial.
Negligenciando ofensas menores
Pequenos atos de roubo podem levar a outros muito maiores. Algumas das maiores fraudes perpetradas contra empresas começaram como pequenos lapsos de julgamento. Um funcionário pega um pouco de dinheiro aqui, exagera as despesas de viagem lá e, quando você percebe, tem um esquema de fraude completo em andamento.
Comprometendo Informações Confidenciais
Os gerentes que não são cuidadosos na proteção de informações confidenciais, como listas de clientes, fórmulas ou estratégias de marketing, colocam em risco a propriedade intelectual da empresa. Eles não apenas deixam a propriedade intelectual vulnerável a predadores externos, mas no caso de um funcionário roubar a propriedade intelectual da empresa, os tribunais podem não aplicar os acordos de confidencialidade da empresa se os gerentes demonstrarem que os violaram. Investir o tempo e os recursos necessários em treinamento gerencial hoje garante que os gerentes saibam o que fazer em cada situação e possam se pagar muitas vezes em ações judiciais evitadas amanhã.