Partilha de experiências
Eu te amo" três palavras aparentemente simples que carregam consigo uma importante bagagem emocional. Mas como se declarar e o que envolve fazê-lo? Além disso, e se a outra pessoa não responder como esperado? Nas comédias românticas tudo é muito fácil . Os dois protagonistas se encontram e em pouco tempo você ouve "eu te amo". Duas palavras fáceis de pronunciar, mas que carregam consigo uma carga emocional e expectativas consideráveis.
Por isso, se há pessoas dispostas a se declarar quase facilmente, na onda do entusiasmo, para outros leva mais tempo e muitas vezes mais do que palavras, os factos falam por eles. A verdade, como explica a psicóloga Carolina Traverso, é que no amor não há regras. Mesmo que algumas reflexões é necessário fazê-las, dizer eu te amo: depois de quanto tempo declarar? Normalmente a pergunta "quando dizer que te amo?" muitas vezes a resposta é "quando você sente". Simples. Mas apenas na aparência. Na verdade, por trás da declaração de amor existem muitas dúvidas, por exemplo a possibilidade de se expor sem ser correspondido, de antecipar demais os tempos ou de acelerá-los, sem levar em consideração os do outro.
«Alguns demoram meses, até anos porque atribuem um peso enorme a esta frase e querem ter 100% de certeza, enquanto outros podem sentir-se prontos para pronunciá-la mesmo depois de um conhecimento relativamente curto. Quem rapidamente se sente pronto para se declarar ainda deve ter cuidado e se perguntar se realmente conhece o suficiente sobre a pessoa que acha que ama ou se está simplesmente apaixonado", explica a psicóloga. A diferença entre amor e paixão é fundamental.
Um interesse baseado numa forte atração, num interesse quase abrangente pela outra pessoa é o que muitos definem como paixão ou paixão. Depois vem o amor verdadeiro: «Isto envolve sentir-se profundamente ligado e intimamente ligado a alguém. Quando amamos, vemos uma pessoa como ela é, aceitando seus pontos fortes e fracos, e superamos a fase de idealização típica da paixão.
Para ser claro: uma série de encontros em que nos sentimos à vontade aliados a uma química fabulosa na cama não são suficientes para uma declaração de amor. Precisamos de uma partilha de experiências que funcione como a chave para aceder à verdadeira intimidade.