A mobilidade urbana é um assunto cada vez mais evidente no mundo todo e a tendência é que seu impacto sobre a saúde e o bem-estar das pessoas seja relacionado também com a economia e a produtividade nas empresas. Essa convicção tem feito a diferença nas cidades grandes estrangeiras e tem criado bastante força em nosso país.
Tendo como ponto de partida que a mobilidade tem influência na qualidade de vida das pessoas e, por consequência, precisa ser planejada, as empresas começaram a enxergar que podem obter vários benefícios utilizando práticas sustentáveis, a fim de otimizar seus processos para assim se apresentarem como organizações inovadoras.
Mas porque a Mobilidade é tão importante para as empresas?
Veja bem: Todos conhecem a rotina das pessoas que estão inseridas no mercado. Elas saem cedo de casa todos os dias, a fim de iniciarem mais um dia de trabalho e como todos saem ao mesmo tempo, seja de carro ou de transporte público, se veem presos em infindáveis congestionamentos entrando em contato com a poluição e o estresse do trânsito no caminho até as empresas. Com isso já chegam aos seus locais de trabalho cansados e irritados afetando sua qualidade de vida e produtividade.
Olhando por esse prisma, as empresas começaram a investir na melhoria da mobilidade urbana apresentando alternativas de deslocamento, otimizando o tempo no trânsito, gerando redução de custos, aumento da produtividade, contribuindo para o meio ambiente e melhorando consideravelmente a qualidade de vida de seus colaboradores. Também colaboram na redução de acidentes de trabalho, faltas, atrasos e afastamentos por questões de saúde.
Fique por dentro de algumas estratégias apresentadas pelas empresas para a melhoria da mobilidade corporativa:
- Informar aos funcionários se a cidade oferecer outras opções para a sua locomoção, tais como, bicicletas e carros compartilhados.
- Incentivar o uso de transporte público, pois, as faixas exclusivas para ônibus tornam o trajeto mais rápido e orientar os que moram perto da empresa a irem trabalhar de bicicleta ou a pé, pois, além de mais econômico e sustentável, proporciona melhor saúde e bem-estar. Pra isso a empresa tem que investir em bicicletários e vale-transporte.
- Se o funcionário não abre mão do meio de transporte particular, incentivar a alternativa de carona identificando os colaboradores que moram próximos sugerindo combinações entre eles.
- Promover horários alternativos para a entrada dos funcionários evitando assim o transito intenso;
- As empresas que oferecem transporte, poderão terceirar uma frota de carros que será responsável pelo transporte de todos. Sendo uma opção bastante econômica, reduzindo custos com documentos, impostos, manutenção e renovação de frotas próprias.
Conclui-se então que, ao investir em uma melhor mobilidade corporativa a empresa estará acrescentando valor, melhorando assim a qualidade de vida de seus funcionários, impactando na produtividade e diminuindo custos.